Polícia Militar inicia operação Verão 2022 em 45 localidades do estado

v2022002Fotos: Renata Costa - SD PM

Quem decidiu viajar com a família para aproveitar as férias de julho em pleno verão amazônico vai encontrar policiamento reforçado nos principais balneários do estado. Aproximadamente 4 mil policiais militares e alunos em formação vão dar suporte operacional na operação Verão 2022, que começou nesta sexta-feira (1°) e se estende até o dia 3 de agosto.

Além dos destinos mais conhecidos de quem mora na capital, como Mosqueiro, Outeiro, Salinópolis, Abaetetuba e Cametá, também contará com maior quantitativo de policiais militares os municípios de São Geraldo do Araguaia, Conceição do Araguaia, Ponta de Pedras, São Félix do Xingu, entre outros, totalizando 45 localidades beneficiadas. Serão empenhadas 74 viaturas quatro rodas, e 21 conjuntos de cavalaria, além do emprego de aeronaves remotamente pilotadas - drones - em Salinópolis e Mosqueiro, que vão auxiliar no monitoramento de área extensas, como as praias, e locais de difícil acesso.

Este ano, alunos do curso de Formação de Praças(CFP) também vão atuar nas ruas das 25 cidades paraenses que são polos de formação, cumprindo estágio supervisionado e ampliando o efetivo policial. Parte da tropa da PM também vai dar apoio ao Detran nas rodovias estaduais de São Caetano de Odivelas, Bragança, Marapanim e Barcarena.

Para dar suporte a quem vai atuar na operacionalidade, a Polícia Militar vai promover mais uma edição do Programa Itinerante de Atenção à Saúde do Policial Militar (PAS PM).
Conceição do Araguaia, Redenção, Xinguara, Parauapebas, Capanema, Bragança e Salinópolis são os municípios por onde o programa vai passar levando atendimento médico, odontológico, psicológico e de assistência social a policiais militares, familiares e à comunidade.

Salinópolis

Um dos destinos mais procurados, Salinópolis, na região do Salgado, se prepara para receber os banhistas por meio de trabalho conjunto entre os diferentes órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado. O lançamento da operação Verão 2022 foi realizado pelo governador do Estado, Helder Barbalho, na base da Secretaria de Estado se Segurança Pública, estruturada na praia do Atalaia, principal refúgio de turistas na cidade.

Para o comandante da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM), sediada em Salinópolis, major Alberto de Souza, a dinâmica do Verão 2022 será diferentes dos últimos dois anos. "A perspectiva é que este ano o público seja maior que o do ano passado, em virtude da liberação das praias, e a PM vai trabalhar, tanto nos grandes eventos que vão ocorrer, quanto na prevenção de crimes em outros pontos da cidade, com o auxílio das viaturas de reforço", explica. Ainda de acordo com ele, a 1ª CIPM já tem sido atuante na prevenção de roubos e furtos, crimes que costumam aumentar no período de julho.

Em Salinas, além da praia do Atalaia, os banhistas também vão encontrar reforço de policiamento na orla do Maçarico e praia do Farol Velho, principalmente aos finais de semana

v202203Fotos: Renata Costa - SD PM

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.