PM realiza Aula Inaugural para 125 novos alunos do Curso de Habilitação para Oficiais

IMG 9749Josuelton Chagas - SGT PM

A Academia de Polícia Militar (APM) "Coronel Fontoura", unidade que integra o Departamento-Geral de Educação e Cultura (Degec) realizou nesta segunda-feira (5), a Aula Inaugural do Curso de Habilitação de Oficiais - 2022, aos subtenentes, 1°, 2° e 3° sargentos aprovados em processo seletivo interno e que deverão desempenhar o cargo de Oficial Administrativo e Especialista (QOA) e (QOE).

Ao todo, 120 homens e cinco mulheres participarão do curso, que terá duração de 12 meses, com carga horária de 2.034 horas/aula, distribuídas em 39 disciplinas.

IMG 9781Josuelton Chagas - SGT PM

O evento foi realizado no auditório do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), em Marituba, e além do corpo do corpo de alunos e do diretor local, coronel BM Antônio Bentes, contou com a presença do comandante-Geral da PM, coronel Dilson Júnior, que fez questão de acompanhar a aula inaugural, ministrada pelo coronel Pedro Paulo, chefe do Departamento-Geral de Operações (DGO).

IMG 9707Josuelton Chagas - SGT PM

Com o tema "O atual sistema operacional da PMPA no combate à criminalidade: Georreferenciamento criminal para a aplicação das jornadas extraordinárias", o oficial palestrante deu detalhes sobre a atual dinâmica de atuação da PM no Estado do Pará; utilização de Informação e Tecnologia como principais meios para redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs); além da elaboração e implementação de ações preventivas e ostensivas, como a Operação "Polícia Mais Forte", entre outras.

"Se tudo ocorrer bem e todos concluírem os cursos de formação de oficiais (CFO) e (CHO), a Academia de Polícia Militar entregará 298 oficias à sociedade paraense em 2023. E nossa equipe, que é responsável pela formação desses alunos está motivada a proporcionar o máximo conteúdo técnico possível nas instruções dentro e fora da sala-de-aula. Mas nós precisamos também, que o aluno faça a parte dele, com empenho e dedicação aos estudos", frisou o coronel Celso Machado, comandante da APM.

IMG 9657Josuelton Chagas - SGT PM

Quem também fez uso da palavra para destacar os investimentos na capacitação dos agentes de segurança pública foi o coronel Albernando Silva. "Desde 2019 até a presente data, 129 Ações Formativas Continuadas, das quais, cerca de 30 mil policiais militares participaram. Claro, que isso é possível porque tem militar que já fez dois, três cursos ou capacitações diferentes e por isso esse montante. No mês de junho foi publicado em BG (Boletim Geral) que cerca de 8 mil policiais militares realizaram a capacitação no Instrumento de Menor Potencial Ofensivo (IMPO), para utilizar o agressivo químico como Opção tática no uso progressivo da força policial", esclareceu o Diretor do Degec.

IMG 9699Josuelton Chagas - SGT PM

"É importante que as senhoras e senhores tenham a dimensão do quão longe chegaram. Passaram por um processo seletivo rígido, que envolveu 916 candidatos e agora vão enfrentar um curso que não será fácil, vai exigir muito de vocês. Então, quem veio de municípios distantes, é importante trazer a família para mais perto para dar todo o suporte familiar necessário", orientou o coronel Dilson Júnior, que esclareceu: "não esperem assumirem uma seção administrativa, ficarem aquartelados, porque todos vocês deverão ser empregados em alguma unidade operacional em nosso Estado. Por isso nós acrescentamos a disciplina Sobrevivência na Selva e aumentamos o tempo de Estágio Supervisionado para preparar vocês para a realidade das ruas".

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.