PM realiza o 1º Curso de Ações de Águia de Motopatrulhamento e o 2º Curso de Escolta Águia

IMG 9807Renata Costa - SD PM

A Polícia Militar realizou a cerimônia de formatura do 2º Curso de Ações de Águia de Motopatrulhamento e o 2º Curso de Escolta Águia Policial Militar, na manhã desta terça-feira (5), no Quartel do Comando-Geral da PM, em Belém. A solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Ronald Botelho, o Comandante do Departamento Geral de Operações (DGO), Coronel Pedro Celso, o Comandante do Comando de Policiamento da Capital I, Coronel Getúlio Júnior, além de outros oficiais e praças da Corporação e familiares dos formandos.

IMG 9799Renata Costa - SD PM

O 2º Curso de Ações de Águia de Motopatrulhamento é voltado para a doutrina de motopatrulhamento da PM, instituída pelo 28º Batalhão, e envolve os procedimentos operacionais padrão, premissas de polícia de aproximação, policiamento ostensivo direcionado e repressão qualificada aplicada no contexto do dia a dia do policial. O Escolta Águia PM é um curso de batedor policial militar com foco na legislação e doutrina de escolta. Praças e oficiais selecionados foram até o exército, qualificaram-se e agora trazem uma versão de um curso de escolta baseado na doutrina do exército, porém voltado para a atividade policial.

IMG 9907Renata Costa - SD PM

Durante 62 dias, os 26 alunos participaram de instruções direcionadas para diversos campos da atuação policial militar. Disciplinas como Técnicas de Pilotagem, Procedimento Operacional Padrão Motociclístico, Tiro Policial, Identificação de Fraude Veicular, Doutrina de Policiamento Águia, entre outras. Os formandos tiveram a oportunidade de conhecer como é realizado o motopatrulhamento no Distrito Federal e no Estado de Goiás. A turma foi formada por 18 policiais militares, três integrantes da Polícia Nacional do Equador e um da PM do Piauí, três Guardas Municipais de Belém, um guarda municipal de Castanhal e um agente do Detran.

IMG 9890Renata Costa - SD PM

‘’São dois cursos que têm como objetivo principal qualificar o policial duplamente. Isso traz um retorno positivo para o militar, e consequentemente para a Corporação que com isso pode oferecer para a sociedade uma elevação do padrão de excelência na qualidade do serviço prestado a sociedade”, explica o Comandante do Comando de Policiamento da Capital I, Coronel Getúlio Júnior.

Na ocasião, o Comandante-Geral da PM reforçou a importância da capacitação profissional para a atuação da PM, bem como do intercâmbio que está sendo realizado entre a PM do Pará e outras instituições de segurança tanto de outros estados como de corporações internacionais. Estamos concedendo a oportunidade de aprimoramento técnico-profissional não só aos nossos policiais, mas também estendendo às coirmãs, o que representa uma troca importante para nossa corporação, ’’ enfatizou o Oficial.