Segup destaca 12 mil agentes de segurança para as romarias

Agentes das Polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiro Militar, Departamento de Trânsito do Estado, Secretaria de Administração Penitenciária, Grupamentos Aereo e Fluvial participarão das ações integradas

 

foto1Renata Costa - SD PM

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) apresentou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (05), o planejamento de ações que serão realizadas de forma integrada durante a ”Operação Círio 2022”, a fim de garantir a segurança e a tranquilidade de romeiros e turistas durante a quadra nazarena. 

A festividade, que está em sua 230ª edição, reúne mais de dois milhões de pessoas e terá 17 ações coordenadas pela Segup, dentre elas, as 13 romarias oficiais e três eventos relacionados ao período da festividade, como: Arrastão do Pavulagem, Auto do Círio e Festa da Chiquita; além do apoio à Diretoria na “Caminhada dos Romeiros”, esta que já iniciou desde a última segunda-feira (03). 

foto5Renata Costa - SD PM

"Os agentes de segurança já estão atuando em ações de apoio aos romeiros que chegam em caminhada e permanecerão até o dia 24 deste mês, porém obviamente no final de semana das principais procissões, que é um período com maior número de pessoas nas ruas, estaremos com o efetivo maior e com ações estratégicas. Vamos estar no Centro Integrado de Comando e Controle monitorando todas as ações, assim como o CICC Móvel, que ficará na Avenida Nazaré, próximo ao largo do redondo, que é a nossa inovação este ano. O nosso objetivo é cobrir todas as ações e garantir a segurança, desde os romeiros que vem caminhado, ou no fluvial, moto romaria, para que possamos ter a garantia da tranquilidade de todos", afirmou o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. 

Efetivo - Mais de 12 mil agentes das forças de segurança pública estadual, além dos órgãos parceiros, estarão empregados nas ações, que vem sendo planejadas há alguns meses antecedentes à programação. Também serão empregadas mais de 1.500 viaturas, 04 lanchas e 01 aeronave. 

Segundo o Comandante-geral da Polícia Militar, Cel PM Dilson Júnior, a PMPA está preparada para oferecer todo o suporte necessário a população. "Sabemos que esse ano é uma demanda muito maior, afinal há dois anos a programação não ocorreu da maneira como estamos acostumados, então a gente tá preparado pra esse aumento do fluxo de romeiros. Nós temos duas principais vias: a BR-316, com várias caravanas que vem de municípios como Castanhal, Santa Izabel, e até de municípios mais distantes que utilizam a BR-316, por isso temos todos os Batalhões da região de Castanhal, Santa Izabel, Benevides, Marituba, o corredor aqui da região metropolitana, até na Almirante Barroso e a Avenida Nazaré. A  gente sempre usa o pessoal de folga para aumentar o efetivo presente sem que a gente tenha prejuízo nas cidades e na Região Metropolitana", disse o comandante da PMPA. 

foto2Renata Costa - SD PM

Monitoramento - A partir de 7h da próxima sexta-feira (07), será ativado o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC), na AV. Almirante Barroso, 735, em Belém, onde estarão reunidos representantes de todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública Estadual, além de órgãos parceiros, para o monitoramento das ações planejadas e o acompanhamento das movimentações nas vias e romarias em tempo real.

CICC Móvel - Uma das novidades da Operação Círio 2022 é a instalação do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, que ficará no largo do redondo, na avenida Nazaré esquina com a travessa Quintino Bocaiuva, no bairro de Nazaré, em Belém.

"É importante reforçarmos que o CICC móvel irá funcionar assim como o CICC fixo, só que num ambiente dentro do cenário da operação, já que estará instalado em um perímetro do percurso. No local, os órgãos estarão também representados com toda a estrutura necessária, assim como com câmeras de segurança e monitoramento que cobre todo esse circuito, além da presença das forças policiais, o ponto de apoio das forças de segurança, então tudo isso de forma integrada irá funcionar nesse período para que possamos dar o suporte aos policiais que irão trabalhar, mas pra que a população também tenha um ponto de referência de segurança pública durante esse percurso", afirmou o titular da Segup. 

foto6Renata Costa - SD PM

foto3

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.