Policiais que resgataram recém-nascido são homenageados pelo governador do Estado

Em reconhecimento aos policiais militares do 2º Batalhão da PM que participaram do resgate de um bebê recém-nascido, na semana passada, o governador do Estado, Helder Barbalho, entregou menção honrosa a toda a equipe na manhã desta segunda-feira (29). Além de localizarem o bebê, os policiais conseguiram prender em flagrante a mulher suspeita do crime, devolvendo a criança à mãe, na Santa Casa de Misericórdia, em Belém.

A homenagem foi realizada no salão de atos do Palácio dos Despachos, com a presença do secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, e do comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior.

O gesto de reconhecimento dos feitos da tropa da PM pelo governador do Estado vem se repetindo desde o início de sua gestão, segundo ele, como forma de dar visibilidade a ações que ressaltam a credibilidade e a competência da tropa, que é testada todos os dias.

“Quero parabenizar a todos que participaram dessa exitosa missão e, mais do que isso, reforçar a qualidade da nossa tropa, que tem trazido bons serviços para a nossa sociedade. Hoje nós estamos aqui condecorando colaboradores da segurança pública por muito mais do que um enfrentamento eventual de um minuto, mais que um enfrentamento eventual de um conflito, envolve inteligência, envolve sensibilidade, envolve a humildade e o sentimento de cada um", disse o governador Helder Barbalho, durante seu discurso dirigido aos policiais homenageados.

“Ser reconhecido é uma sensação muito gratificante porque foi uma das missões mais emocionantes da minha vida. Isso nos motiva a continuar nosso trabalho com profissionalismo e dedicação, levando mais segurança para a sociedade”, relatou a capitão Erika Costa, uma das policiais que localizou o bebê e o entregou à mãe.

Para o comandante do 2° Batalhão, tenente-coronel Getúlio Rocha, toda a equipe merece ser reconhecida. "Só tenho a agradecer a Deus e a cada policial que se empenhou na ocorrência. Nós temos orgulho de sermos policiais militares e de podermos salvar mais uma vida", afirmou.

"Estamos muito felizes com o trabalho desempenhado e isso é, também, graças à estrutura que o Governo do Estado e a Secretaria de Segurança Pública tem dado à Polícia Militar e com certeza nós ainda teremos muitas ações como essa daqui para frente", ressaltou o comandante-geral da PM.

Relembre o caso

Na madrugada da última terça-feira (23), um bebê recém-nascido desapareceu de perto da mãe na maternidade da Santa Casa de Misericórdia, em Belém. A repercussão do caso nas redes sociais foi grande e fundamental para que ele fosse localizado, horas após o registro da ocorrência, por policiais militares do 2° Batalhão, unidade responsável pela área onde fica hospital.

O pequeno Luiz Carlos foi localizado sem lesões e a mulher que estava com ele foi presa em flagrante. "A gente viu a mãe muito abalada e nós nos empenhamos ao máximo para buscar alguma pista que pudesse nos levar ao paradeiro da criança. Ver o bebê, pegá-lo no colo e sentir que ele estava bem foi inexplicável", conta a soldado Thatiana Tavares, 29 anos, que também participou da ação e recebeu a homenagem.

Policiais homenageados:

TEN CEL Getúlio Rocha