Parceria marca passagem do PAS PM pelos municípios de Moju e Cametá

1667910372341 01Taiane Figueiredo - CB PM

O Programa Itinerante de Atenção à Saúde do Policial Militar (PAS PM) realizou 846 atendimentos durante ação realizada na última semana nos municípios de Cametá e Moju, no Baixo Tocantins. O Programa, que leva serviços de saúde e assistenciais ao policial militar que atua no interior do estado, contou com parcerias importantes para a realização dos atendimentos nesses municípios.

Dessa vez, a ação social teve a participação de avaliadores físicos, dispondo também de atendimentos médico, odontológico, fisioterapêutico e psicossocial, além de orientações sobre como o policial pode ter acesso aos benefícios do Fundo de Saúde da Polícia Militar (Funsau) e do Fundo de Assistência Social da Corporação (FAS PM). Os participantes também esclareceram dúvidas sobre o Projeto Caminhos, sobre os serviços do Centro de Veteranos e Pensionistas e realizaram a expedição da identidade funcional, por meio de policiais devidamente habilitados pelo Departamento-Geral de Pessoal.

IMG 20221107 101924Taiane Figueiredo - CB PM

A assistência religiosa, proporcionada pela Capelania da PM, encerrou o conjunto de serviços prestados pela equipe multidisciplinar, que realizou parte dos atendimentos na carreta usada como unidade móvel de saúde, veículo entregue no início do ano pelo governador do Estado, Helder Barbalho.

Imagem do WhatsApp de 2022 11 13 às 13.22.21Taiane Figueiredo - CB PM

Familiares, policiais militares da reserva remunerada e voluntários civis também foram atendidos pelo Programa.

Cametá

No 32° Batalhão, o Programa alcançou, tanto os policiais que atuam no município, quanto nos municípios próximos, como Oeiras do Pará, Baião, Limoeiro do Ajuru e Mocajuba.

IMG 20221107 101337Taiane Figueiredo - CB PM

O acolhimento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), enquanto os serviços se concentraram na sede da unidade, contabilizando 409 atendimentos prestados. "Esse programa é muito importante para a nossa saúde, para o nosso dia a dia. Às vezes a rotina faz com que a gente não tenha tempo suficiente para se cuidar um pouco", destacou o 3° sargento Adriel Batista, que agradeceu a iniciativa e aproveitou a oportunidade para levar a esposa, Carla Batista, e a filha, Adriele Batista.

Imagem do WhatsApp de 2022 11 13 às 13.22.26Taiane Figueiredo - CB PM

Moju

O PAS PM esteve pela primeira vez em Moju, onde a diretoria da Escola Estadual Professora Ecila Pantoja da Rocha, no bairro Almir Gabriel, abriu as portas da instituição para a realização dos servicos de saúde do PAS PM. Com isso, além dos policiais do 47° Batalhão e de soldados recém-formados que atuam no 14° Batalhão, em Barcarena, o Programa acolheu alunos e professores da escola, totalizando 437 atendimentos.

Foi após passar pela avaliação física, disponibilizada pelo Programa, que o sargento Josenias Costa, do 47° Batalhão, descobriu os riscos do sedentarismo. "Eu sou assim um pouco ocioso para a educação física, e agora vou começar a me atentar mais a esse detalhe, vou me cuidar. É muito interessante essa iniciativa, parabéns a todos que participam desse evento maravilhoso para a gente", pontuou o policial.

IMG 20221111 091331Taiane Figueiredo - CB PM

Retribuindo a disponibilidade da escola Professora Ecila Pantoja da Rocha em abrir seu espaço, o PAS PM realizou palestras para cerca de cem alunos dos ensinos fundamental e médio. Temas como racismo, violência sexual, bullying, violência doméstica, ansiedade e depressão foram abordados pela assistente social do Fundo de Saúde da PM, major Hélen Souza, e pela psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial da instituição, capitão Renata Folha.

IMG 20221111 103055Taiane Figueiredo - CB PM

"Nós ficamos muito felizes de ver esse trabalho de conscientização da Polícia Militar. Os assuntos mostram problemas que nós debatemos em sala de aula. Quem ganha é o aluno", destaca o professor Rosinaldo da Silva, que ministra Ciências aos alunos do 6° ao 9° ano.

1668208832609Taiane Figueiredo - CB PM

Para o coordenador desta edição do PAS PM, major Diógenes Braga, o Programa atingiu seus objetivos. "Nós alcançamos não só os policiais militares e seus dependentes, como também os alunos, ou seja, o PAS PM foi além e foi bastante produtivo", avaliou o oficial.

Imagem do WhatsApp de 2022 11 13 às 13.22.22Taiane Figueiredo - CB PM

Essa foi a penúltima ação do Programa esse ano, que até o momento realizou 4.245 atendimentos gerais em dez unidades visitadas. O 13° Batalhão, em Tucuruí, vai sediar a última ação do ano, ainda no mês de novembro.