Com atuação das PMs nas Eleições, Conselho de Comandantes-Gerais vai receber Medalha pelo TSE

1 reuniãoFoto: Divulgação/CNCG

O comandante-geral da Polícia Militar do Pará, coronel Dilson Júnior, e outros vinte e três comandantes-gerais de corporações coirmãs, reuniram-se, nesta quarta-feira (23), em Brasília, com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. A reunião realizada na sede do TSE possibilitou avaliação do pleito eleitoral 2022 pelas autoridades civis e militares presentes.

Durante o encontro, o ministro Alexandre de Moraes anunciou a concessão da "Ordem do Mérito Assis Brasil" ao Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG) em reconhecimento à atuação das Polícias Militares no processo eleitoral deste ano. Na oportunidade, os representantes das polícias militares de vinte e três estados e do Distrito Federal também apresentaram propostas para o aprimoramento do processo eleitoral, como a possibilidade de previsão orçamentária para a atuação policial militar durante esse período; a elaboração de um manual de procedimento operacional geral para o processo; o auxílio dos Corpos de Bombeiros Militares, Polícias Civis e das Guardas Municipais Metropolitanas na guarda e depósito das urnas, entre outras propostas. As sugestões serão estudadas para as Eleições de 2024, que vão eleger prefeitos e vereadores.

A reunião foi encerrada com a formação de um grupo de trabalho para acompanhar o desenvolvimento dos pontos levantados e com o agradecimento do ministro Alexandre de Moraes às Polícias Militares participantes.