Polícia Militar define padrão de armamento para os próximos quatro anos

A Polícia Militar do Pará definiu, nesta quarta-feira (28), o padrão de arma de porte a ser adotado pela Corporação ao longo dos próximos quatro anos. A decisão foi acordada, por unanimidade, pelos membros do Alto Comando, logo após assistirem a uma apresentação técnica realizada pela Comissão Especial de Padronização sobre as vantagens de aquisição da pistola calibre .40 milímetros, da empresa Beretta.

Miniatura2812229Foto: SD Renata - ASCOM

O ato administrativo foi presidido pelo Comandante-geral, Coronel Dilson Júnior e contou com a participação do Chefe do Estado-Maior Geral (EMG), Coronel Ronald Botelho, Diretor do Departamento-Geral de Operações (DGO), Coronel Sérgio Neves, entre outros oficias que integram o Alto Comando.

O Tenente-coronel Nelson, Chefe da Consultoria Jurídica (Conjur), apresentou relatório técnico para esclarecimentos sobre as vantagens de padronizar o armamento utilizado pelos oficiais e praças da PMPA. Para embasar as justificativas de ordem técnica, logística e econômica, foram avaliadas as vantagens diretas e indiretas, sob os aspectos técnico, operacional e financeiro, que deverão ser revertidos para a Corporação.

IMG 8635Foto: SD Renata - ASCOM

A pistola do tipo Beretta APX Full Size, calibre .40mm, foi a grande vencedora do processo de licitação internacional que iniciou em 2021. Fabricada na Itália, a pistola Beretta é considerada uma das melhores do mundo e já está sendo utilizada por militares dos Comandos de Policiamento da Capital I e II (CPC I e CPC II) e Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM).

"É importante destacar que o preço que nós compramos a pistola foi 385 euros, valor licitado abaixo da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) que a adquiriu por 438 euros. E a gente acordou com a fábrica que os próximos pedidos sejam firmados pelo valor da licitação atual. Dessa forma, se nós comprarmos em 2023 ou 2024 novas remessas, a fábrica vai disponibilizar pelos mesmos 385 euros atuais, independente da cotação do euro. Lembrando que esse valor é quase a metade do cobrado pela Taurus, antigo armamento utilizado, sendo que o dispositivo de segurança da Beretta é superior à Taurus. Então o custo-benefício é consideravelmente favorável", avaliou o Comandante-geral, Coronel Dilson Júnior.IMG 8649Foto: SD Renata - ASCOM

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.