Foi realizada na manhã da última sexta-feira (17), na orla da praia do Chapéu Virado, no distrito de Mosqueiro, em Belém, o lançamento oficial da operação "Carnaval Seguro 2023", as ações da operação que será realizada durante todo o feriado de carnaval, serão executadas de forma integrada por equipes da Segup, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal de Belém, SEMOB, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros.
O objetivo principal da ação é assegurar a manutenção da paz e segurança dos moradores e visitantes de Mosqueiro. A ilha é uma das localidades mais procuradas pela população que reside na capital paraense durante os feriados prolongados. Por isso, entre as 75 localidades que receberam o reforço efetivo de agentes de segurança, Mosqueiro é uma das cidades que receberam maior atenção da coordenação da operação "Carnaval Seguro 2023".
A proximidade do distrito com a Região Metropolitana de Belém, atrai muitos visitantes, principalmente, durante o feriado de carnaval, além da proximidade da capital, Mosqueiro também oferece cerca de 15 praias que são bastante visitadas, por quem quer curtir o carnaval ou quem desejar apenas relaxar e descansar durante as férias. As principais são as praias do Farol, Chapéu Virado, Murubira, Paraíso, Baía do Sol, entre outras.
A Polícia Militar atua diariamente com 130 militares, entre policiais do efetivo do 25º Batalhão da Polícia Militar (25° BPM), unidade responsável pelo policiamento na ilha, e do reforço de 60 militares, enviados da capital, por meio da operação Carnaval Seguro 2023", incluindo sete conjuntos de cavalaria do Regimento de Polícia Montada (RPMont) e equipes do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), que atuam em conjunto com o efetivo do 25º BPM nos eventos de carnaval e no policiamento do distrito.
Além dos eventos diretamente ligados ao carnaval como o desfile de escolas de samba e dos blocos de rua, a PM também participa de operações com outros órgãos, como barreiras nas principais vias de acesso para combater o tráfico de drogas vistorias em bares e casas de shows e fiscalizações preventivas do Conselho Tutelar de Mosqueiro, para verificar informações sobre crianças e adolescentes em situação de risco.
"Com o reforço conseguimos planejar ações de policiamento que garantem que o carnaval em Mosqueiro ocorra de forma tranquila. O planejamento conta com ações de policiamento tanto nos eventos oficiais de carnaval e nos blocos de rua quanto garantir que o policiamento ordinário continue ocorrendo de forma eficiente e, além disso, ainda atuamos em conjunto com outros órgãos em operações que são realizadas durante o período de carnaval. Com isso garantimos a segurança de visitantes e moradores de Mosqueiro", concluiu o Tenente-Coronel Francisco Ferreira Junior, Comandante do 25º BPM.