25° BPM intensifica a segurança na ilha de Mosqueiro

Com efetivo reforçado e uso de tecnologia, a Polícia Militar do Estado, por meio do 25° Batalhão (25° BPM) intensificou a segurança na ilha de Mosqueiro, em Belém.

A unidade, que está vinculada o Comando de Policiamento da Capital II, recebeu o reforço de 100 homens de várias unidades para atuarem de maneira integrada com outros órgãos de fiscalização estaduais e municipais durante todo o mês de julho.

Além da PM, equipes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e de outros órgãos estaduais, atuam de maneira integrada com agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Guarda Municipal de Belém ao longo de toda a ilha de Mosqueiro.

No Caramanchão, na praia do Chapéu Virado, um posto do Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Segup) foi instalado para dar suporte às ações de fiscalização e monitoramento, sobretudo nas praias, que estão parcialmente liberadas para o turismo durante o mês de julho, conforme o Decreto Estadual 800/2020 - retorno seguro das atividades econômicas e sociais -, e faculta às prefeituras municipais a decisão sobre liberação de praias, balneários e igarapés.

Uma equipe multidisciplinar formada por agentes de órgãos estaduais e municipais atua de forma integrada e preventiva para garantir mais segurança aos veranistas e moradores locais.

Tecnologia

A grande novidade deste ano é que, assim como em Salinópolis, a ilha de Mosqueiro conta com o suporte de aeronaves remotamente pilotadas (drones) para ampliar a visão panorâmica da praia e das vilas de Mosqueiro.

O cabo Jorge Tenório, operador desse tipo de aeronave, falou sobre a utilização do equipamento durante o veraneio. "Nossa missão é monitorar toda a orla durante o dia, para fiscalizar a aglomeração de pessoas, e as vilas do distrito durante a noite, para inibir a prática de furtos, roubos e outros crimes", explicou o militar que atua no Comando de Policiamento da Capital I (CPC I).

"A partir das informações recebidas pelo de Centro de Inteligência (CI) e contando com o reforço de policias que atuam no Comando de Missões Especiais (CME) e em outras unidades da corporação, realizamos operações preventivas diariamente, e estamos alcançando bons resultados", avaliou o comandante do 25° BPM, tenente-coronel Francisco Ferreira.

WhatsApp Image 2020 07 11 at 15.20.49Foto: Taiane Figueiredo - SD PM

WhatsApp Image 2020 07 11 at 15.21.03Foto: Taiane Figueiredo - SD PM