1ª CIPAmb realiza formatura de projeto de sustentabilidade e roda de conversa sobre crimes ambientais

IMG 20230301 WA0007Divulgação: 1ª CIPAMB

42 estudantes participaram da cerimônia de encerramento do projeto “Placa Mãe Natureza”, realizado pela 1ª Companhia Independente de Polícia Ambiental (1ª CIPAmb), unidade subordinada ao Comando de Policiamento Ambiental (CPA). O evento ocorreu na última sexta-feira (24), no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), em Santarém, município da região do Baixo Amazonas.

IMG 20230301 WA0009Divulgação: 1ª CIPAMB

Esta foi a 1ª turma do projeto, executado pela Companhia com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Emílio Rebelo dos Santos, localizada na Comunidade Castela. Durante os meses de janeiro e fevereiro, os estudantes participaram de cursos básicos de informática, onde foram reutilizados e reaproveitados computadores fornecidos pela 1ª CIPAmb. Os dispositivos foram coletados durante duas ações de “drive-thru” de lixo eletrônico, realizadas em 2022, onde os militares receberam lixo eletrônico que, caso descartado de maneira incorreta, poderia gerar graves prejuízos ao meio ambiente.

As crianças e adolescentes também aprenderam ações práticas de sustentabilidade, receberam instruções do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), de proteção pessoal, noções de saúde e higiene bucal.

2c608966-05ca-4f1f-abf6-c599c2ae1282.jpgDivulgação: 1ª CIPAmb

Combate ao crime ambiental

Já nesta segunda-feira (27), a 1ª CIPAmb realizou no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES) uma roda de conversa com representantes de órgãos ligados ao Sistema de Segurança Pública para debater o combate aos Ilícitos ambientais. Também participaram da roda de conversa membros do Ministério Público, Secretarias Estadual e Municipal de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar, Comando de Policiamento Regional I, OAB - Subseção dos Direitos dos Animais e sociedade civil, por meio da ONG Lar do Amor.

IMG 20230301 WA0005Divulgação: 1ª CIPAMB

Durante o evento foi discutida a atuação de cada órgão diante de um crime ambiental, especialmente maus tratos aos animais, combate ao desmatamento, resgate e captura de animais, pesca predatória, respeitando as prerrogativas e limites dos agentes da lei. Também foram idealizadas ações conjuntas com os demais órgãos, para otimizar a resposta à sociedade no tocante aos ilícitos ambientais.