Redução de assassinatos nos primeiros 6 meses de 2020 é a maior da década

As ações da Polícia Militar em todos os 144 municípios do Pará vêm apresentando resultados que representam um marco na redução da criminalidade. Nos seis primeiros meses de 2020, comparado com o mesmo período dos últimos 10 anos, houve uma diminuição histórica nos índices da criminalidade.

De acordo com o balanço dos indicadores de criminalidade da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), além de apresentar em junho o menor registro no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em 2020, nos seis primeiros meses deste ano, quando comparado com mesmo período dos últimos 10 anos, há a maior diminuição no número de assassinatos da década.

A marca histórica é resultado de várias ações que a Polícia Militar, em conjunto com outros órgãos de segurança pública, vêm adotando para reduzir a criminalidade no Pará. Neste cenário, com atuação em todos os municípios do Estado, a Corporação de Fontoura vêm se destacando com protagonismo, cumprindo seu papel de servir e proteger a sociedade.

O Alto Comando da PM tomou medidas importantes desde o ano passado, que influenciaram diretamente na redução da criminalidade. Por meio da Operação Polícia Mais Forte, por exemplo, houve um aumento expressivo no número de policiais e viaturas nos principais corredores de Belém, Região Metropolitana e municípios do interior do Estado.

A Polícia Militar, com total apoio do Governo do Estado, tem investido fortemente em equipamentos como coletes balísticos e armamentos. No ano passado, foram entregues pelo Governador Helder Barbalho 3.500 novos coletes balísticos e 290 espingardas calibre 12, além de 508 armários de aço.

A PM tem investido também no aperfeiçoamento técnico da tropa para aperfeiçoar a atuação dos militares durante ocorrências policiais. Por meio de cursos operacionais e capacitações, a Instituição tem elevado gradativamente o nível de desempenho dos seus agentes.

Por meio de operações, incursões e abordagens de rotina, a PM tem realizado inúmeras prisões em flagrante, apreensões de armas e drogas e recuperado foragidos do sistema prisional em todo o Estado. No município de Barcarena, por exemplo, foi apreendido, no dia 12 de maio, mais de duas toneladas de cocaína pura.

“Nós sabemos que o tráfico de drogas tem conexão justamente com esses crimes mais violentos, como o homicídio, o latrocínio e a lesão corporal seguida de morte. Da feita que o sistema como um todo, Polícia Militar, Polícia Civil, os órgãos que compõem o sistema, atuam direcionados para o combate ao tráfico de drogas, o número de homicídios cai, por exemplo. Nós tivemos agora nesse primeiro semestre, só pela Polícia Militar, mais de 4 toneladas de drogas apreendidas aqui no Estado. Isso com certeza refletiu nessa redução”, afirmou o coronel Dilson Júnior, comandante-geral da Polícia Militar.

6542 ebf5d229 ef33 e4d2 b820 8c5753b8ff5dDivulgação/Segup