PM forma II turma da Capacitação de Policiamento Ambiental de 2023

cap01Fotos: Nazaré Barra - SD PM

A Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento Ambiental (CPA) e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), realizou na tarde desta quinta-feira (09), a solenidade de formatura da II Capacitação de Policiamento Ambiental de 2023. A cerimônia, presidida pelo Comandante-Geral da PM, Chefe do Estado Maior-Geral Coronel Marcelo Ronald de Souza, foi realizada no auditório do Quartel do Comando Geral, em Belém.

 Além do Coronel Ronald, a solenidade contou com a presença do Chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), o Chefe do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC), Coronel Cássio Tabaranã Silva, o Comandante do CPA, Coronel Helderley Souza de Oliveira, o Comandante do BPA, Major Moura, oficiais e praças da PM, além de familiares dos formando.

 A capacitação que ocorreu entre os dias 27 de fevereiro a 07 de março, iniciou com 90 militares do efetivo do CPA, CPC I, CPC II e do QCG. 88 conseguiram concluir o curso que foi idealizado para atender as demandas estaduais relacionadas ao Decreto estadual que estabelece o Estado de Emergência Ambiental em 15 municípios, prevendo a intensificação da ações de fiscalização com objetivo de coibir a ocorrência de ilícitos ambientais, como desmatamento ilegal, criação de áreas de garimpos, entre outros.

 O Comandante do CPA, Coronel Helderley, reforça que a capacitação faz parte de um grande processo planejado pelo governo do estado para diminuir os índices de desmatamento no estado. “Hoje tivemos o encerramento da II Capacitação de Policiamento Ambiental, são mais 88 policiais militares habilitados para serem empregados, a partir deste momento, em qualquer missão em que seja necessária a participação do efetivo do Comando de Policiamento Ambiental (CPA), muito embora eles não façam parte do CPA e estejam classificados em outros Coint's, eles serão empregados juntamente com policiais militares do CPA, em várias frentes, entre elas a "Operação Curupira" e outras ações implementadas pelo governo do Estado para combater o desmatamento ilegal na nossa região”, explica o Comandante do CPA.

 “A PM adotou uma política de valorização dos policiais e essa valorização passa por uma programação que conta com uma série de capacitações em diversas áreas, entre elas o policiamento ambiental. Essa II turma da Capacitação Ambiental, faz parte deste processo e vai desempenhar um papel muito importante para as ações das novas políticas de combate ao desmatamento implementadas pelo governo do Estado. Agora, todos estão plenamente capacitados para atuar nas fiscalizações. As missões são em terrenos de difícil acesso, regiões de mata, áreas alagadas, então esse treinamento é extremamente necessário para que os militares formados possam fazer parte do esforço multi-institucional que faz parte da “Operação Curupira”, explica o Comandante-Geral da PM.

IMG 2347.CR2Fotos: Nazaré Barra - SD PM

IMG 2314.CR2Fotos: Nazaré Barra - SD PM

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.