PM liberta reféns após 17 horas de negociações

minirefFotos: Nazaré Barra - SD PM

Uma grande operação foi organizada pela Polícia Militar para encerrar um assalto com refém ocorrido na avenida Augusto Montenegro, no bairro da Marambaia, em Belém. Um homem foi preso após fazer uma mulher e três crianças reféns dentro de um veículo. A ação que foi iniciada na noite desta quarta-feira (08), contou com a participação de militares do Quartel do Comando Geral (QCG), 27° Batalhão da Polícia Militar (27º BPM), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), além de Oficiais especialistas em negociações em situação de crise da corporação.

Uma equipe do QCG que participava da operação “Polícia Mais Forte”, na avenida Augusto Montenegro, percebeu quando um homem, armado com uma faca, abordou uma mulher e seus três filhos menores de idade, no momento em que entravam em um veículo de aplicativo. Com apoio de militares do 27º BPM, conseguiu abordar o carro. O suspeito, que estava armado com duas facas, fez a família de refém.

Imediatamente, a PM organizou uma grande operação coordenada pelo Chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), Coronel Sérgio Ricardo Neves, pelo Comandante do CPRM, Coronel Giorcio Mariúba, responsável pelo gerenciamento da ocorrência e pelo Oficial Superior de Dia da PM, Major Rute Andréa. As negociações foram realizadas por dois Oficiais da PM, especializados em gerenciamento de crises, eles contaram com o suporte de 60 policiais militares, em 15 viaturas, além de equipes do Detran, que interditaram a via e organizaram o trânsito, e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

8e9aec3d 8ff7 44fc bf40 3d163a432215Foto: Leonardo Santos - CB PM

Após as primeiras horas de negociações, o Tenente Adrian Soares, primeiro negociador a atuar na crise, conseguiu convencer o suspeito a liberar duas crianças, elas receberam atendimento médico e foram entregues aos familiares, contudo o causador do evento crítico (CEC) se recusava a liberar os outros reféns.

Na manhã desta quinta-feira (09), o Major PM Carlos Alexsandro, assumiu as conversas com o CEC e conseguiu negociar a liberação da terceira criança envolvida na ocorrência e após, aproximadamente 18 horas de negociações, os especialistas conseguiram êxito nas negociações com o homem e libertou a mulher, última refém. O suspeito se autolesionou com uma das facas utilizadas para ameaçar as vítimas, ele foi socorrido para uma unidade de saúde, onde se encontra custodiado pela PM.

IMG 0154.CR2Fotos: Nazaré Barra - SD PM

O Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, classificou como positivo o desfecho da ação e parabenizou os envolvidos na operação. “Temos informações que essa ocorrência com reféns foi a de maior duração no Pará, então gostaríamos de parabenizar todos os agentes que participaram da ação, os negociadores, que seguiram todos os protocolos do gerenciamento de crises com tomadas de refém e a todos os agentes que contribuíram para que a situação pudesse ser concluída de forma positiva com a libertação dos reféns, todos ilesos e com a prisão do suspeito”, explicou o Oficial da PM.

ref02

 

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.