Pará envia tropa para atuar em crise no Rio Grande do Norte

Imagem do WhatsApp de 2023 03 19 às 16.08.41Foto: Nazaré Barra - SD PM

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Polícia Militar, enviou no início da tarde deste domingo (19), um efetivo de 61 policiais militares para atuar no combate aos recentes ataques realizados por facções criminosas em diversas cidades do estado do Rio Grande do Norte (RN). Os agentes foram mobilizados para atuar com a Força Nacional de Segurança, sob a coordenação da Polícia Militar do RN.

Imagem do WhatsApp de 2023 03 19 às 16.08.24Foto: Nazaré Barra - SD PM

Os policiais embarcados pertencem ao efetivo do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), unidades vinculadas ao Comando de Missões Especiais (CME) e do efetivo do 1º, 2°, 20°, 27º, 28° e 37º batalhões, unidades vinculadas ao Comando de Policiamento da Capital I (CPC I). Os agentes estão habilitados para reforçar as ações preventivas no radiopatrulhamento tático e as ações de choque ligeiro.

 Imagem do WhatsApp de 2023 03 19 às 16.08.25Foto: Nazaré Barra - SD PM

Desde a madrugada da última sexta-feira (14), quando os ataques iniciaram, pelo menos 48 cidades do Rio Grande do Norte sofreram ações criminosas com depredações de prédios públicos e privados, ataques a delegacias e batalhões da PM, veículos incendiados, roubos a estabelecimentos comerciais e homicídios. Diante deste cenário, o governador do Pará, Helder Barbalho, se colocou à disposição para ajudar com o envio de agentes especializados para contribuir com a Secretaria de Segurança do RN no combate aos ataques criminosos.

O Comandante-Geral da PM explica como os militares do Pará irão atuar na missão Rio Grande do Norte. "Estamos enviando 61 policiais militares que estão indo reforçar o contingente já deslocado pela Força Nacional para o estado do Rio Grande do Norte. O planejamento é que o nosso efetivo seja empregado, especialmente, para intensificar o policiamento preventivo em Natal, capital do estado, e em todos os municípios que formam a região metropolitana. São policiais experientes, todos com cursos de especialização e com certeza a nossa tropa poderá contribuir bastante para o fim destes ataques criminosos e restabelecer a paz social para a população do Rio Grande do Norte", ressalta o oficial da PM.

Imagem do WhatsApp de 2023 03 19 às 16.08.24fdsddaFoto: Nazaré Barra - SD PM

"Nós estamos acompanhando o embarque de 61 policiais militares que irão auxiliar nossos irmãos do Rio Grande do Norte, que necessitam desse aporte de efetivo no momento. O Pará, depois de ter auxiliado Brasília em janeiro, agora encaminha o efetivo para Rio Grande do Norte, isso demonstra a integração das unidades da federação, para que nós possamos mostrar ao crime organizado que o Brasil está unido contra o crime", finalizou o Secretário de Estado de Segurança Pública, Ualame Machado.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.