PM forma turmas do CGS E CFP

DJI 0347Fotos: Renata Costa - SD PM

A Polícia Militar realizou na manhã desta segunda-feira (20), a solenidade de formatura de duas capacitações que estavam sendo realizadas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, no Complexo da PM, bairro do Souza, em Belém. O Curso de Adaptação de Sargentos (CGS), turma III de 2022 e o Curso de Formação de Praças (CFP), turma II de 2022.


O evento foi presidido pelo governador do estado, Helder Barbalho, contou com a presença do secretário de segurança pública, Ualame Machado, do Comandante-Geral da PM, coronel Dilson Júnior, do Chefe do Estado-Maior Geral da PM, coronel Marcelo Ronald, autoridades civis e militares, além de familiares dos formandos.

CGS

Iniciado, no mês de novembro de 2022, o Curso de Adaptação à graduação de 3º sargento (CGS), foi realizado em 4 polos sendo 27 alunos em Belém e 54 alunos em Santarém, 30 alunos em Marabá e 59 alunos em Capanema. 170 formandos concluíram o curso que tem o objetivo de proporcionar uma capacitação continuada para o militar e, prepará-lo para lidar com as situações do dia a dia. Além de ser requisito obrigatório e essencial para que o agente consiga obter durante a sua carreira militar.

O curso possui uma carga horária de 500 horas-aulas divididas em uma matriz curricular que comporta dezessete disciplinas realizadas nas modalidades presencial e a online, todas organizadas de acordo com as normas vigentes. A conclusão da capacitação é requisito obrigatório e essencial para que o agente consiga obter durante a sua carreira militar.

 7149933a 158e 48b6 87ad ec391ec7cdfdFotos: Renata Costa - SD PM

CFP

Na Solenidade também foi realizada a formatura da turma II de 2022 do Curso de Formação de Praças (CFP). 44 alunos foram promovidos a soldados. Após nove meses de treinamento com disciplinas práticas e teóricas, os alunos estão habilitados para atuar tanto na área urbana quanto nas zonas rurais em todos os municípios do estado. O curso possui uma carga horária de 1630 horas-aulas divididas em trinta e quatro disciplinas.


O objetivo maior do curso é capacitar o militar para atuar no exercício das funções e atividades de execução, utilizando técnicas, habilidades, competências e conhecimentos inerentes ao cotidiano da atividade policial militar, seja no serviço operacional ou no setor administrativo.


O comandante-Geral da PM ressalta a importância desta solenidade que recebe os novos soldados e capacita, ainda mais, os sargentos da corporação. “Hoje a PM recebe em suas fileiras 44 novos soldados e forma 170, 3º sargentos que concluíram o CGS, essa solenidade reforça os bons resultados que temos alcançado com os investimentos que o governo tem realizado nas diversas capacitações continuadas que temos realizado para habilitar a nossa tropa para oferecer um serviço de excelência para a sociedade paraense”, explicou o coronel Dilson Júnior.


Neste momento eu gostaria apenas de parabenizar, primeiramente a PM pelo ótimo trabalho que tem realizado seja nos cursos de formação, nas capacitações ou nos cursos de adaptação, o bom trabalho realizado tem rendido bons frutos para as nossas políticas de segurança pública. Parabenizar todos os familiares, mães, pais, filhos, filhas, maridos e esposas, pelo apoio incondicional oferecido aos militares nesse momento de ausência e, parabenizar, principalmente, os formandos. Os sargentos que buscaram se qualificar para melhor atender a sociedade e aos 44 novos soldados que a partir de hoje fazem parte das fileiras da PM”, finalizou o governador Helder Barbalho.

DJI 0343Foto: Renata Costa - SD PM

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.