BPA reforça ações de resgates de animais silvestres

c50d85b1 423d 45cd beb5 90eb846c2762Divulgação/BPA

Durante o período conhecido como inverno amazônico, com o aumento das chuvas, entre os meses de dezembro e maio, ocorre um aumento substancial das ocorrências envolvendo a aparição de animais silvestres que são encontrados nas zonas urbanas. A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), atua realizando o resgate de animais silvestres na Região Metropolitana de Belém e em alguns municípios do interior do Estado.

Um levantamento realizado pelo BPA, entre os mês de janeiro e o dia 22 de março apontou que a unidade foi acionada para atuar em 382 ocorrências envolvendo animais, sendo 332 resgates, 21 apreensões e 28 entregas voluntárias. Os números revelam que neste período foram registradas ocorrências envolvendo 126 aves, 114 répteis, 108 mamíferos, 32 quelônios e dois peixes.

Após o resgate todos os animais passam por exames para atestar o seu estado de saúde antes de serem transportados para outros destinos. No total foram realizadas pelo BPA, a soltura de 299 animais, outros 78 foram encaminhados para outros órgãos ambientais, além de cinco animais que morreram durante o atendimento. Recentemente ganharam destaques o resgate de ofídios e répteis na região metropolitana, foram 57 ações envolvendo cobras e 45 com jacarés.

O comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, major PM Moura explica que todo acionamento deve ser feito pelo número 190. “ A gente destaca que todo o acionamento deve ser feito por meio Centro Integrado de Operações (Ciop), pelo número 190, o Ciop é responsável por encaminhar as solicitações para o BPA que vai enviar uma equipe especializada para realizar o resgate e a contenção do animal”.

Ele recomenda ainda para a população não tente resolver a situação por conta própria e que acione uma equipe especializada, “A gente também recomenda para a população que ao encontrar animais silvestres em suas casas, nas ruas ou em outros locais urbanos, não tente capturá-los, acione o BPA para que a unidade possa enviar uma equipe composta por militares especializados para atuar nesse tipo de situação, pois em muitos casos, os animais acabam se machucando e até mesmo morrendo”, finaliza o comandante do BPA.

2dbf7e55 4fd2 4053 8f73 eaa69c161d7eDivulgação/BPA

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.