5º Aniversário do 30º BPM

Foi realizada na manhã desta terça-feira (04), a cerimônia alusiva ao 5º aniversário do 30º Batalhão de Polícia Militar (30º BPM), unidade subordinada ao Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM).

04042023x02Foto: Bruno Oliveira - SD PM

O evento ocorreu na Igreja Universal do Reino de Deus, na Rua Osvaldo Cruz, no bairro Águas Lindas, em Ananindeua. A cerimônia contou com a presença do Coronel Mariúba, comandante do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) e do Tenente-coronel Valério, Comandante do 30º BPM.

04042023x10Foto: Bruno Oliveira - SD PM

Durante a cerimônia, a bandeira nacional ocupou local de destaque e foi seguida pela entrega de medalhas para os militares que realizaram relevantes serviços frente à corporação.

04042023x05Foto: Bruno Oliveira - SD PM

Medalhas entregues:

1º SGT PM Aldenor Barroso: Medalha de trinta anos de efetivo serviço policial militar (Metal Dourado).
2º SGT PM Adailton Carlos Nascimento: Medalha Láurea do Mérito Pessoal.
3º SGT PM Emerson Cley da Silva Cruz: Medalha Láurea do Mérito Pessoal.
3º SGT PM Augusto César Moreira Soares: Medalha Láurea do Mérito Pessoal.
3º SGT PM Alfonso Marcus Gonçalves Oliveira: Medalha Láurea do Mérito Pessoal.
CB PM Wilson Leal da Silva Alves: Medalha Láurea do Mérito Pessoal.

04042023x07Foto: Bruno Oliveira - SD PM

04042023x06Foto: Bruno Oliveira - SD PM

“Fiquei bastante emocionado com essa homenagem, pois hoje fui agraciado com a medalha de trinta anos de efetivo serviço na Polícia Militar do Pará, pelo 30º BPM, batalhão em que fiz parte por 20 anos. Tudo que tenho hoje, devo à PM, só tenho a agradecer, de todo o coração”, destacou o 1º SGT PM Aldenor Barroso.

04042023x01Foto: Bruno Oliveira - SD PM

Também foi realizada a entrega de certificados para os militares que se destacaram, tanto operacionalmente como administrativamente, frente ao 30º BPM.

Certificados entregues:

2º SGT PM Antonio Nelson de Oliveira Corrêa: Certificado de Destaque Operacional
CB PM Charlison Monteiro Luz: Certificado de Destaque Operacional
3º SGT Diego de Lima Duarte: Certificado de Destaque Administrativo
SD PM Andreza Thais Santos de Oliveira: Certificado de Destaque Operacional

04042023x08Foto: Bruno Oliveira - SD PM

Fala dos Comandantes:

“Neste dia tão especial, gostaria de agradecer a cada um de vocês, bravos guerreiros, pela coragem, competência e profissionalismo no desempenho de suas funções, frente ao 30º BPM. Foram cinco anos de muitas lutas e vitórias, fazendo com que alcançássemos um lugar de destaque em nossa instituição”. salientou o Tenente-coronel Valério, Comandante do 30º BPM

04042023x04Foto: Bruno Oliveira - SD PM

“Acredito que os mais antigos aqui devem lembrar, a alguns anos atrás, da história de como o nosso batalhão começou, em uma simples e humilde vila de kitnets, porém, graças a Deus, hoje, temos um batalhão completo, bem estruturado, com o mesmo padrão de outras unidades do Estado, ganhamos também viaturas novas, reforço no efetivo e tantas outras coisas. Tudo isso pelo reconhecimento do trabalho de todos nós, das nossas lutas, tenho muito orgulho de pertencer a esta área de policiamento”, enfatizou o Coronel Mariúba, comandante do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM).

04042023x09Foto: Bruno Oliveira - SD PM

Histórico do 30º BPM

O 30º Batalhão de Polícia Militar (30º BPM) foi criado através do decreto Nº 2.023, de 28 de março de 2018, subordinado ao Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), tendo como seu primeiro comandante o Tenente-coronel Elton Ribeiro de Medeiros.

Atualmente a unidade é comandada pelo Tenente-coronel Márcio Valério de Souza, e é responsável pelo policiamento ostensivo realizado nos bairros da Guanabara, Águas Lindas, Águas Brancas, Aurá e Pato Macho, além de realizar o policiamento em uma extensa área rural, onde está localizada a comunidade do Abacatal.

A unidade ainda realiza ações preventivas desenvolvidas pelo Grupamento de Prevenção Ativa (GPA), que aplica o Programa Educacional de Prevenção e Resistência às Drogas e a Violência em diversas escolas estaduais e municipais do lado sul de Ananindeua, ensinando milhares de crianças a dizerem não às drogas e a violência.