Governo entrega 1° Centro de Comando e Controle Regional e novo Núcleo Integrado de Operações em Marabá

O Governo do Pará avança com os investimentos em infraestrutura e tecnologia para integrar e ampliar a eficácia das ações das forças de segurança pública, garantindo paz e tranquilidade à população do sudeste paraense. Na celebração dos 110 anos de emancipação política do município de Marabá nesta terça-feira (04), o governo, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entregou o 1º Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) e o novo Núcleo Integrado de Operações (NIOp), localizado no KM-04 da Rodovia BR-230 (Transamazônica), na área do complexo do Batalhão Tocantins.

16088 b0cedc5d 1de3 e9a9 d91d acde7f2f4f3aFoto: Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará

O governador Helder Barbalho entregou a ampla estrutura de segurança e enfatizou a importância do ato às vésperas do aniversário do município. Segundo ele, o Centro e o Núcleo são importantes ferramentas de integração, que permitem aos agentes de segurança pública atuar de forma preventiva e repressiva.

“Esse é um momento importante, em que agregamos a estratégia de segurança pública com uma ferramenta diferenciada, para equipar a segurança com toda a tecnologia, em que 20 órgãos estaduais, municipais e federais poderão estar juntos para alinhar decisões e ações, e também para o monitoramento 24 horas em tempo real das imagens de 65 câmeras instaladas em pontos estratégicos de Marabá, inclusive com identificação de placas de veículos que possam ter sido roubados ou furtados, e também com reconhecimento facial. A equipe identifica a anormalidade, aciona a viatura mais próxima do local e a ocorrência é atendida imediatamente. Essa ferramenta de integração é estratégica, para que possamos diminuir a violência em Marabá e no Sul e Sudeste do Estado”, destacou o governador.

O investimento total foi superior a R$ 1 milhão, valor que abrange a obra física, aquisição de equipamentos, mobília e toda a estrutura necessária ao funcionamento. Os investimentos foram realizados pelo governo do Estado, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

16088 26922eff a6fc 2c0e 2068 0504d70fa917Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará

Pioneirismo - Helder Barbalho relembrou o investimento feito na capital, em 2021. “Tivemos a ousadia de ser o primeiro estado do Brasil a construir o seu próprio Centro Integrado de Comando e Controle, em Belém, pois os estados que possuem tiveram essa conquista quando foram sedes da Copa do Mundo. Como Belém não foi escolhida, nós não recebemos. Porém, dentro da estratégia de segurança pública, construímos o nosso, e hoje inauguramos o primeiro Centro Integrado no interior do Estado, em Marabá, com investimento próximo de R$ 2 milhões, pois é a integração do sistema de segurança associada à tecnologia que está garantindo com que nosso Estado siga na redução da criminalidade e construção do ambiente de paz”, enfatizou.

O novo espaço, onde antes funcionava o NIOp Marabá, foi totalmente reconstruído, e agora dispõe de instalações mais amplas e adequadas para reunir e integrar os órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública, e ainda agências municipais e federais para articulações e monitoramento de atividades de segurança em grandes eventos, como eleições municipais e majoritárias e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A estrutura abriga o novo Núcleo Integrado de Operações (NIOp), vinculado à Segup, por meio do Centro Integrado de Operações, que atua no atendimento e despacho de chamadas de urgência e emergência feitas pelos números 190 e 193. O número de cabines para os responsáveis pelo repasse das ocorrências às equipes das viaturas que estão nas ruas foi ampliado de oito para 20. Também aumentou o número de despachantes, para agilizar ainda mais o atendimento de ocorrências.

A implantação do CICCR e a adequação do NIOp representam a expansão das estratégias de integração entre os órgãos em todas as regiões, destacou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. “Nós Instalamos o Centro Integrado de Comando e Controle em Belém, que atende às operações integradas, sendo o primeiro estado do Brasil sem ser dependente do legado da Copa do Mundo. Neste momento, estamos expandindo a estratégia para o interior, implantando o primeiro Centro Integrado de Comando e Controle Regional em Marabá. A unidade abrange a região de Carajás, e oferece um ponto de apoio fixo em termos de gestão, para que possamos acompanhar ações como a Operação Enem e as eleições, assim como articulações estaduais e regionais. Além disso, o Centro reúne as forças municipal, estadual e federal, para que possamos articular as ações e monitorar o andamento de cada operação”, enfatizou Ualame Machado.

16088 185b48bd 8680 0043 524f 7c767d7967e8Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará

Estrutura - O espaço conta com duas salas amplas, banheiros e copa. Há sala para o Gabinete Interinstitucional e Operacional, que receberá representantes de várias agências, dependendo da necessidade operacional, para alinhamento de informações e tomadas de decisões. Isso garante celeridade na tomada de decisões e no tempo de resposta, além de agregar o Núcleo Integrado de Operações e a visualização das imagens das câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos da cidade, com reconhecimento facial e de placa veicular. O número de câmeras será ampliado ainda em abril, chegando a 65 em toda a sede municipal.

O novo NIOp vai reunir representantes de órgãos do Estado, como as polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), e órgãos municipais, como Guarda Municipal de Marabá e Departamento Municipal de Trânsito.