Rotam chega aos três anos de criação com resultados expressivos na segurança pública

A Polícia Militar realizou nesta quarta-feira (5), solenidade militar alusiva ao aniversário de três anos do Batalhão de Rondas Ostensivas Motorizadas (Rotam). A cerimônia foi realizada no Complexo Operacional da PM, no bairro do Souza, em Belém, e reuniu autoridades civis e militares, além de combatentes e ex-combatentes da Corporação.

505042023Foto: SD PM Renata

O Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM) teve sua origem na antiga Companhia Independente Tática Operacional que foi criada em 27 de março de 2001, depois tornou-se Batalhão de Polícia Tática (BPOT), em virtude da necessidade de aumentar a capacidade operacional da tropa especializada e fazer frente à crescente criminalidade.

Finalmente, no dia 13 de janeiro de 2020 o Batalhão de Polícia Tática, por meio da Lei Complementar nº 126, passou a ser denominado formalmente de Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM).

IMG 7978 11Foto: SD PM Renata

"O Batalhão de Rotam é uma tropa que opera em segundo esforço, e que, embora comemoramos hoje, três anos de criação, é importante frisar que essa tropa especializada já está há 22 anos fazendo frente à criminalidade e à violência, com produtividade expressiva. Daí a gente vê a importância que tem esse batalhão, garantido mais segurança não só, para a região metropolitana de Belém, mas para toda a comunidade paraense", comentou o diretor do Departamento-Geral de Operações (DGO), Coronel Neves.
O comandante da unidade, major Ayres, pontuou algumas atribuições unidade. "Todos os treze comandantes que passaram aqui, nesta casa, contribuíram para o desenvolvimento e evolução dos padrões operacionais no que tange à nossa atividade operacional de técnicas de abordagem, choque ligeiro, atuação em crises, dentre outros padrões que direcionam a atuação hoje da ROTAM, permitindo sua grande maioria êxito na atuação em evento de grande complexidade", o oficial ainda ressaltou a produtividade recente da Rotam.

"Para que tenhamos uma idéia do quanto a ROTAM evoluiu e vem se destacando operacionalmente, em um total de 382 operações apenas no mês de março, deste ano, foram recuperados 10 veículos, recapturados 12 foragidos de justiça e apreeendidos mais de 4 quilos de entorpecentes. Além disso, nossos agentes conseguiram recuperar cerca de R$ 181 mil em valores de bens recuperados, apenas no último mês de março", finalizou.

605042023Foto: SD PM Renata

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.