PM realiza formatura do 2º Curso Internacional de Ações Águia de Motopatrulhamento e 3º Curso Internacional de Escolta Policial Militar

A Polícia Militar do Pará, por meio do Comando de Policiamento da capital I (CPC I) e do 28º Batalhão da Polícia Militar (Batalhão Águia), realizou na manhã desta quinta-feira (13), a cerimônia de encerramento do 2º Curso Internacional de Ações Águia de Motopatrulhamento e do 3º Curso Internacional de Escolta Policial Militar 2023. O evento de formatura ocorreu no auditório do Comando Geral da PM, em Belém.
A solenidade foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior Geral, coronel Marcelo Ronald, e contou com a presença do Coronel Tabaranã Silva, Chefe do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC), o Comandante do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), o Comandante do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), Coronel Giorgio Mariúba, o Comandante do 28° Batalhão, tenente-coronel Neves.

IMG 862113042023Foto: SD PM Renata
44 agentes participaram do curso idealizado para os cabos e soldados da PMPA. militares oriundos do CPC I, CPC II, CPRM, CPR III, CPR V, CPR VI, CPR VII, CPR VIII, CPR IX, CPR XII e CPR XIII, além de representantes do Exército Brasileiro (EB), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar do Amapá e quatro policiais da Polícia Nacional do Equador. Durante 60 dias, eles puderam aprimorar seus conhecimentos sobre a legislação em vigor, conhecer novas técnicas de direção veicular em diferentes modalidades e desenvolver suas habilidades de acordo com a doutrina dos procedimentos operacionais padrões adotados pelo manual de motopatrulhamento da PM do Pará.

O curso foi realizado com um total de 576 horas aulas, que além de disciplinas específicas que envolveram teoria e prática, também incluíram o estágio operacional e viagens de estudo que foram realizadas para os estados de São Paulo e Goiás e para o Distrito Federal.

Para o Coronel Getúlio, Comandante do CPC I, as capacitações são importantes para melhorar a segurança dos agentes e qualidade do serviço oferecido para sociedade. “Consideramos que essa capacitação é muito importante para que os nossos agentes adquiram habilidades que possam garantir que as equipes de motopatrulhamento atuem com segurança nas ações de combate a criminalidade e, com isso a Polícia Militar ofereça um serviço de excelência para a sociedade paraense”, explica o oficial da PM.

WhatsApp Image 2023 04 13 at 16.22.36Foto: 28° BPM

“Ficamos muito contente com a formatura dessa turma, em primeiro lugar, por estarmos capacitando cabos e soldados da nossa corporação para atuar no motopatrulhamento, pela participação de agentes de coirmãs como a Polícia Militar do Amapá e de outras forças como o Exército Brasileiro, a Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Ananindeua e da Polícia Nacional do Equador. Isso demonstra que os cursos e capacitações realizados pela PM alcançaram um nível de excelência que já recebe o reconhecimento de instituições regionais, nacionais e internacionais”, finaliza o Coronel Marcelo Ronald de Souza.

IMG 567813042023Foto: VC Sarah Barbosa - ASCOM

IMG 564713042023Foto: VC Sarah Barbosa - ASCOM