PM participa do lançamento do Programa “Escola Segura”

gov 011Fotos: Sarah Barbosa - VC PM

O Governo do Pará realizou na manhã desta segunda-feira (17), no auditório da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o lançamento do Programa "Escola Segura". A ação conta com a participação de diversas secretarias de governo atuando de forma integrada para a realização de ações de enfrentamento à violência nas escolas de todo o estado.

O evento foi presidido pelo Governador Helder Barbalho e contou com a presença da Vice governadora Hana Ghassan, do Secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, o Comandante-Geral da PM, coronel Dilson Júnior, o chefe do Estado Maior Geral. coronel Marcelo Ronald de Souza, entre outros oficiais e praças da PM e autoridades políticas, secretários de estado, gestores educacionais, professores e a comunidade escolar em geral.

O programa, que é coordenado pelas secretarias de segurança e de educação, foi organizado após as recentes ameaças de ataques contra escolas no Pará, realizados por meio das redes sociais, tem o objetivo principal garantir a segurança para os alunos, corpo docente, administradores e funcionários das escolas estaduais bem como para a comunidade do entorno das unidades educacionais.

Para isso, o governo do estado vai realizar diversas ações para o enfrentamento da violência como a criação do Núcleo de Segurança Pública e Proteção Escolar, no âmbito da Seduc, a ampliação da Companhia Independente de Policiamento Escolar (Cipoe), para Batalhão de Policiamento Escolar (BPOE), a criação do sistema de Registro de Ocorrências, seleção e capacitação de policiais para o atendimento das ocorrências no setor educacional, criação do Manual de procedimentos básicos, com orientações de segurança, Implementação do Botão Alerta Escola em todas as escolas da rede estadual.

“A PM vai participar de forma bastante ativa das ações do Programa “Escola Segura”, lançada na manhã de hoje pelo governador Helder Barbalho. A partir desta manhã 300 policiais já estão atuando em escolas da região metropolitana e vamos reforçar o policiamento com uma dupla de militares em cada escola atendida durante os turnos da manhã, tarde e noite. Além disso, a ampliação da Companhia Independente de Policiamento Escolar (Cipoe), para Batalhão de Policiamento Escolar (Bpoe), vai possibilitar que o aumento do efetivo capacitado para atuar nas ocorrências no setor educacional”, ressalta o Comandante-Geral da PM, coronel Dilson Júnior.

924eb73b 0cac 48f2 b10a eada084803f2Fotos: Sarah Barbosa - VC PM

e378bea5 a316 4408 af92 ee33d0fc8f40Fotos: Sarah Barbosa - VC PM

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.