Lançamento da 2ª Revista Científica da PMPA

Com o objetivo de difundir informações sobre a instituição e fomentar o interesse pelo conhecimento científico, a Polícia Militar do Pará realizou, nesta terça-feira (18), o lançamento da segunda revista científica da PMPA.

Participaram do evento de lançamento, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, o Comandante-geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, acompanhado do Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Ronald, entre outras autoridades políticas, civis e militares.

18042023X02Foto: Bruno Oliveira - SD PM

“Está revista é um composto de artigos que pensam segurança pública, sob a ótica dos pesquisadores militares de nossa corporação e de acadêmicos das mais renomadas instituições universitárias do nosso Estado”. explicou o Coronel Ronald, Chefe do Estado-Maior Geral da Polícia Militar do Pará

“A Polícia Militar do Pará nunca será uma caixa preta, muito pelo contrário, nós precisamos abrir a nossa corporação para que a sociedade conheça o dia a dia do policial militar, as dificuldades e os desafios de uma instituição que está presente nos 144 municípios do Estado. Diante disso, lançamos a segunda edição da nossa revista científica, dando a oportunidade para que pesquisadores internos e externos possam publicar seus artigos científicos, trazendo a ciência para dentro de nossa realidade policial” enfatizou o Coronel Dilson Júnior, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado do Pará.

18042023X04Foto: Bruno Oliveira - SD PM

18042023X03Foto: Bruno Oliveira - SD PM

Sobre a Revista:

O segundo periódico científico “PMPA em Revista”, dá continuidade ao objetivo estratégico do Comandante da Corporação, Coronel Dilson Júnior, de incentivar e difundir o conhecimento teórico aplicável às estratégias organizacionais de gestão da segurança pública.

Por três anos consecutivos, o Estado do Pará, vem alcançando resultados consistentes na oferta de segurança à população. A atual gestão conseguiu levar o Pará, em 2022, do ranking dos estados mais violentos do Brasil ao topo entre os que mais reduziram a criminalidade.
Municípios paraenses que no passado recente figuraram entre os mais violentos do Brasil são hoje mais bem policiados, e notoriamente assinalados pela força e competência da crescente presença feminina nas fileiras da PMPA.

Nesta edição, foram reunidos textos que apresentam os alvissareiros resultados alcançados pelas organizações do sistema de segurança pública.

18042023X01Foto: Bruno Oliveira - SD PM

O artigo do pesquisador Edson Marcos Leal Soares Ramos avalia os indicadores de criminalidade violenta do estado do Pará, no período de janeiro de 2018 a junho de 2022. Os resultados indicam a expressiva queda nos quantitativos e nas taxas por 100 mil habitantes dos crimes violentos com, aproximadamente, 6 mil vidas preservadas.

As pesquisadoras Tatiane da Silva Rodrigues Tolosa, Elcimar Maria de Oliveira Lima e o pesquisador Ronaldo Braga Charlet escrevem sobre a construção de espaços na PMPA, em uma perspectiva de gênero. Apresentam os resultados que relatam as dificuldades e conquistas ao longo de quatro décadas de empenho profissional, inteligência e competência no desenvolvimento das diversas modalidades e tipos de policiamento.

Alethea Maria Carolina Sales Bernardo, Edson Marcos Leal Soares Ramos e Silvia dos Santos de Almeida tratam dos impactos da atuação do programa Patrulha Maria da Penha da PMPA, quanto à fiscalização do cumprimento das medidas protetivas de urgência, na redução dos casos de violência doméstica contra a mulher no município de Belém, no período de dezembro de 2016 a fevereiro de 2019. Identificam o perfil da maioria das mulheres atendidas pela Patrulha Maria da Penha do Pará e apontam que no período analisado houve a redução de mais de 70% dos registros de ocorrências em casos de violência doméstica das mulheres assistidas, assim como nenhuma das vítimas assistidas sofreu lesão grave.

O artigo de Manoel Vale de Araújo Júnior e Silvia dos Santos de Almeida analisa a relação entre a Pandemia de Covid-19 e a violência contra crianças e adolescentes, considerando a comparação entre os meses de março a julho dos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020, especificamente por conta do isolamento social na cidade de Belém do Pará, no período da pandemia. Concluem que houve redução dos registros de violência contra crianças e adolescentes.

Por sua vez, os pesquisadores Clay Anderson Nunes Chagas, Itamar Rogério Pereira Gaudêncio, Jorge Fabrício dos Santos e Josivane do Carmo Campos apresentam o conceito e a aplicabilidade da “gamificação” no ensino e treinamento de procedimentos operacionais como forma de padronizar a atuação dos policiais militares. Apresentam resultados promissores da utilização do método no processo de ensino-aprendizagem na PMPA.

Marcello Martinez Hipólito pondera sobre o trabalho da polícia direcionada para a preservação da ordem pública. Questiona a validade do foco principal no crime para a sua prevenção e indica como terminologia adequada a noção de risco trazida da epidemiologia e da saúde pública, e o direcionamento principal das atividades da polícia para os fatores de risco que interferem na criminalidade baseado na filosofia de Polícia Comunitária, de maneira a produzir bons resultados na prevenção da violência e da criminalidade.

Francisco Bernardo Bilério analisa aspectos éticos em pesquisa social, contextualizada para os estudos criminais em Moçambique, partindo do princípio de que o desenvolvimento de qualquer estudo deve primar pela observância de aspectos éticos. Entende que o desafio em estudos criminais passa necessariamente por superar o informalismo ético para a ética formal, a partir da criação de um Comitê Ético de Pesquisa especializado, bem como a introdução dessas matérias nos currículos de ensino superior.

Tivemos também a 3º sargento Darilene Monteiro Moura, a primeira policial militar brasileira a participar da missão de paz das Organizações das Nações Unidas. Uma inspiradora trajetória merecidamente colocada em foco.

Encerrando, Alex Gabriel Gonçalves da Silva joga luz sobre a recém-criada Seção de Pesquisa Científica (PM-8), mais um avanço na área da educação e pedagogia na PMPA. Notável iniciativa organizacional direcionada à excelência do serviço de policiamento humanizado, democrático e dedicado à sociedade.

18042023X05Foto: Bruno Oliveira - SD PM

 A Revista Científica da PMPA é um produto da Seção de Pesquisa Científica, do Estado-Maior, e tem como Editor Executivo o Ten Cel QOPM Alex Gabriel Gonçalves da Silva – Chefe da PM/8.

A Edição Científica segue a cargo do Coronel PM RR Sandoval Bittencourt, com a Assessoria Técnica do Professor Doutor José Gilberto Quintero Torres e do Coronel PM RR Paulo Jorge Miranda Lucas

A Assistência Editorial está a cargo da Cabo PM Taiane Figueiredo de Andrade e da 3º Sargento Josivane do Carmo Campos

O Layout da Capa e a diagramação foram elaborados por Juliana Moraes Leite, Maria Clara Pimentel e Rafael Aragão Eleres.

A Tradução de Resumos foi realizada por Edson Matheus Monteiro.

A Fotografia é um trabalho desenvolvido e coordenado por Jorge Texeira.

A Revisão Geral ficou a cargo do Ten Cel PM Ronaldo Braga Charlet, da Cap PM RR Elcimar Maria de Oliveira Lima, das 3° Sargentos PM Josivane do Carmo Campos e Tatiane da Silva Rodrigues Tolosa, e da SD PM Ana Caroline Sodré Martins.

CARROSSEL 2 Revista Científica 18042023

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.