CPR I intensifica combate ao tráfico de drogas no Baixo Amazonas

O Comando de Policiamento Regional I da Polícia Militar (CPR I), sediado em Santarém, intensificou as ações de combate ao tráfico de drogas na região oeste do Estado e apresenta produtividade do primeiro semestre de 2020.

A unidade acompanha o protocolo de atuação adotado pela Corporação que, por meio de ações preventivas e operações integradas entre as unidades que atuam diretamente nas ruas e os Núcleos de Inteligência da própria Corporação, apreendeu quase 5 mil toneladas de entorpecentes em todo o Pará, no primeiro semestre.

Entre os resultado positivos verificados neste período, merece destaque a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) - homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte -, que caíram 24% em todo o Estado. No mesmo período de 2019, foram registrados 1.544 casos contra 1.182 neste ano, resultando na preservação de 372 vidas.

Seguindo a mesma linha, o CPR I também apresentou resultados positivos no combate ao tráfico de drogas. Ao todo, foram 47,5Kg de entorpecentes apreendidos no primeiro semestre pelos militares que atuam na unidada, que é responsável pela segurança de 13 municípios paraenses.

Além do 18° Batalhão, sediado em Monte Alegre e do 3° e 35° Batalhões, em Santarém, cinco Companhias Independentes também integram a unidade, que ainda conta com o suporte de equipes da 2ª Companhia Independente de Missões Especiais (2ª CIME) e 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPAmb).

"Mesmo em meio à pandemia Covid-19, a Polícia Militar intensificou as ações ostensivas e se manteve na linha frente para servir e proteger a sociedade paraense", comentou o comandante da unidade, coronel Aldemar Maués.

CPR I em ação - O Comando de Policiamento Regional I é responsável pelo policiamento nos municípios de Santarém, Belterra, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Prainha, Oriximiná, Faro, Terra Santa, Óbidos, Curuá, Alenquer, Juriti e Almerim.

Dos 47,5kg de drogas apreendidas pela unidade, as três maiores foram nos municípios de Óbidos (25,8 kg), Santarém (18,5 kg) e
Monte Alegre (1,7 kg).

WhatsApp Image 2020 07 16 at 18.57.39Divulgação/CPR I