Governo do Estado assina Projeto de Lei durante solenidade alusiva a Tiradentes, em Belém

Tiradentes 24.04.2023 2CB JDias

O governador Hélder Barbalho assinou, na manhã desta segunda-feira (24), o Projeto de Lei para aumentar soldo e garantir escalonamento vertical às praças da Polícia Militar. A assinatura do chefe do Executivo paraense ocorreu durante solenidade militar alusiva ao dia do Patrono das Polícias Militares do Brasil, o alferes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) - em frente à sede do Comando de Missões Especiais (CME), em Belém.

O efetivo policial escalado para o evento contou com militares do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Batalhão de Rondas Ostensivas Motorizadas (ROTAM), Regimento de Polícia Montada (RPMont), Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Comando de Policiamento Ambiental (CPA), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Batalhão Águia e Comando de Policiamento da Capital I e II. Duas escolas públicas, sob Supervisão Militar (SUME) também participaram do desfile.

Tiradentes 24.04.2023 7ASCOM

Tiradentes 24.04.2023 8ASCOM

Tiradentes 24.04.2023 3ASCOM

Tiradentes 24.04.2023 6ASCOM

No último dia 21 de abril, 62 oficiais e 448 praças foram promovidos e durante a cerimônia realizada hoje (24), alusiva ao Dia de Tiradentes, autoridades civis e militares foram agraciadas com a Medalha de Mérito Tiradentes, cuja outorga simboliza a gratidão a todos aqueles que colaboram com o crescimento do Estado do Pará, em especial, da Polícia Militar do Pará. Outros militares foram condecorados com a medalha de bons serviços prestados ao longo de 10, 20 e 30 anos de serviço.

Tiradentes 24.04.2023 5Cb DJias

Tiradentes 24.04.2023 9ASCOM

Além do governador Hélder, do titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado e do Comandante-geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, também estiveram presentes diversas autoridades civis e militares, além de moradores locais, que acompanharam de perto toda a programação, que entre outras atrações, contou com o desfile da tropa representativa da PMPA.

A assinatura do Projeto de Lei visa valorizar o trabalho desempenhado pela PM, que de forma integrada com outros órgãos de segurança pública estaduais como Detran, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, entre outros, conseguiu tirar o Pará de um contexto de violência extrema, em meados de 2018 e o colocou no seleto grupo de cinco Estados que conseguiram diminuir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) nos últimos quatro anos.

Tiradentes 24.04.2023 4ASCOM

"Desde janeiro de 2019, trabalhamos incansavelmente pela diminuição da criminalidade no Pará. Esse foi o nosso objetivo e a gente alcançou inclusive, no primeiro ano, com uma redução histórica de 30% nos CVLIs, e assim, a gente tem conseguido ano após ano fazer essa redução. Só no primeiro trimestre de 2023 comparando com o mesmo período de 2022 - que foi o nosso melhor ano na série histórica desde 2010 -, nós estamos com uma redução de 15% nos crimes violentos. Isso demonstra que a política de segurança pública do Governo do Estado está no caminho certo, combatendo a criminalidade com força, mas também olhando para a questão social através de projetos como o territórios da paz", avaliou o Comandante-geral da PM, Coronel Dilson Júnior.

Investimentos e Reconhecimento

Durante discurso, o governador Hélder ressaltou investimentos recentes na tropa. "Realizamos ampliação e capacitação técnica do efetivo. Investimos pesado em estratégia, logística e infraestrutura, como na aquisição de novas viaturas, armamentos e coletes balísticos. Também realizamos investimento em pessoal, com o maior concurso para novos policiais militares ao longo de mais de 200 anos de história da PMPA, por meio do ingresso de mais de 3 mil policiais militares, entre praças e oficiais, além de outros esforços voltados à tecnologia e informatização", frisou o Governador do Estado, que esclareceu que a assinatura do Projeto de Lei é a retomada de um compromisso com a tropa.

"Nós estamos encaminhando para a Assembléia Legislativa o tão sonhado escalonamento para as praças, que compõem o maior contingente da nossa Polícia Militar. Quando assumimos o governo, o soldado ganhava um soldo de R$880,00, mas com esse projeto que estamos encaminhando para a Assembléia Legislativa, o soldo do soldado passará a ser R$1.320,03. O que representa mais de 50% de aumento acumulado, e vamos além, também vamos garantir o escalonamento vertical, em que cada aumento percebido na base, incidirá em 5% para a patente superior. Desta forma, os subtenentes terão aumento real na ordem 38,57%, concluiu.