Iesp inicia Cursos de Formação Superior e Aperfeiçoamento técnico para agentes de segurança

up ag 43208 b6b0e88a 8b84 3160 7cdb 9e6430c5ee22Foto: Alexandre Puget / ascom Segup-

O Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp) realizou, na manhã desta quarta-feira (25), a abertura do Cursos Superior de Polícia, voltado para a formação dos agentes de segurança pública alcançarem as funções de comando mais altos das suas corporações. Na ocasião também foi realizada a abertura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, com objetivo de possibilitar aos agentes a graduação até o posto de coronel, patente mais alta das corporações policiais.

“Mais uma vez, o Iesp garante a capacitação dos agentes de segurança do estado, visando sempre a melhoria curricular desses profissionais para que possam contar pontos em títulos acadêmicos, assim como alcançar os postos mais altos das corporações, a exemplo da Polícia Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros Militar. Essa formação acontece de forma regular, fazendo parte da carreira, da ascensão funcional de cada um deles. Trata-se de um aprimoramento técnico e científico, voltado ainda para o planejamento estratégico de cada um dos órgãos envolvidos”, falou o secretário de Segurança Pública do Estado, Ualame Machado.

8739aefe 6c33 44a8 99d2 3fcd7ab99f86Foto: Ascom Iesp

No total, 71 alunos do Curso Superior de Polícia e 46 do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais serão capacitados no Instituto. Entre os agentes em formação estão alunos dos estados do Amapá e Maranhão. Os cursos são voltados à especialização em gestão de estratégia e defesa social e em defesa social, cidadania e gestão da informação. Também proporcionam aos concluintes a habilitação para a mudança de patente e dão reconhecimento ao título de pós-graduação, conferido pela Universidade Federal do Pará (UFPA), que conta com a parceria do Iesp.

“Para os que não conhecem, o Curso Superior de Polícia e Bombeiro é um curso obrigatório para os tenentes coronéis e delegados da classe C, para que eles possam ascender à última fase. É uma especialização que pode ser incluída no currículo desses agentes. Além desse curso, também abrimos a capacitação do curso de Aperfeiçoamento dos Oficiais voltados às patentes de Capitão, nesse caso, Capitão da Polícia Militar, que também necessitam dessa outra especialização para ascender ao posto de major”, reforçou o Diretor do Iesp, coronel do Corpo de Bombeiros, Antonio Bentes.

O capitão da Policia Militar que atua na 17ª Companhia  Independente da Policia Militar, Manoel Vieira, afirma que essa formação auxiliará na melhoria técnica e no aprimoramento das ações realizadas no interior do Estado.

“Para nós é muito importante realizar esse aperfeiçoamento, pois estaremos mais capacitados e melhor preparados para as atividades policiais, tanto na Capital quanto no interior do estado”, pontuou o Capitão.

Iesp - O Instituto de Ensino de Segurança do Pará  é referência nas regiões Norte e Nordeste do país no que diz respeito à unidade de ensino superior voltada para segurança pública. O Iesp proporciona integração e compartilhamento de experiências entre os profissionais de segurança pública, além de contar com a parceria da Universidade Federal do Pará, assim como, com a Universidade Estadual do Pará. Os cursos oferecem ferramentas de gestão, que possibilitam a efetivação de ações que trabalham na redução dos índices de criminalidade do Estado.

a54cb61e 1894 409d a68d 1984a2fecadbFoto: Ascom Iesp

up ag 43208 3196bb17 fe4a 19a9 3d26 4d7e6028e304Foto: Alexandre Puget / Ascom Segup

up ag 43208 d66e7bd6 2364 9160 d610 5eeb92cd399dFoto: Alexandre Puget / Ascom Segup