PM realiza solenidade alusiva à Aula Inaugural do I Curso de Direção Policial Instrutor, em Belém

A Polícia Milita, por meio do Departamento-Geral de Educação e Cultura (Dgec) e Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), realizou nesta quinta-feira (27), solenidade alusiva à Aula Inaugural do I Curso de Direção Policial/Instrutor 2023. O evento ocorreu na sede do Quartel do Comando Geral (QCG), em Belém, e foi presidido pelo subchefe do Estado-Maior Geral, Coronel Sílvio que, na ocasião, representou o Comandante-geral Coronel Dilson Júnior.

IMG 7289Foto: VC Leonardo - ASCOM PM

Também participaram da cerimônia, o diretor da Dgec, Coronel Tabaranã, comandante do CPC I, Coronel Getúlio, comandante do 27° Batalhão, Tenente-coronel Tiago e Tenente-coronel Porto, representando o Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), além de outros oficiais e praças. O Tenente-coronel Azevedo foi o ministrante da Aula Inaugural, que teve como tema "Não somos motoristas l, mas sim, pilotos policiais".

A Polícia Militar do Pará tem buscado qualificar o efetivo a fim de oferecer um serviço de qualidade para a sociedade paraense. O Estado do Pará possui dimensões continentais e os terrenos em que atua a Corporação incluem regiões distintas, sendo necessário que o policial domine técnicas de direção para empregar no dia a dia de serviço, nas diversas ocorrências policiais.

Além dos investimentos em reestruturação de viaturas, a PMPA intensificou nos últimos quatro anos, os investimentos em ações formativas, visando garantir excelência na atuação de seus agentes. Desta forma, o I Curso de Direção Policial/Instrutor tem objetivo de capacitar praças, na graduação de sargento, e oficiais como instrutores, os quais posteriormente terão o compromisso de repassar o conhecimento ao restante da tropa.

"Aproveitem todo o conhecimento que será dado aos senhores, porque posteriormente os senhores serão cobrados a disseminar esse conhecimento em todos os batalhões do nosso estado do Pará. Porque esse curso integra uma estratégica de gestão, que visa lhes capacitar a salvar vidas, não só da nossa tropa, mas também de terceiros, no caso de civis em via pública. Eu já estou com vinte e cinco anos na PMPA e jamais vi tanto investimento na instituição quanto ao que está sendo realizado hoje", ressaltou o subchefe do EMG, Coronel Sílvio.

img 04502Foto: VC Leonardo - ASCOM PM

I Curso de Direção Policial/Instrutor 2023

Ao todo, 45 policiais militares da região metropolitana de Belém e 02 agentes do Detran foram selecionados para integrarem o curso, que terá uma carga horária de 250 horas/aulas, distribuídas em 35 dias e com a previsibilidade de 15 disciplinas. Entre as quais: Direção Evasiva e Planejamento Formativo, Ciclo de Palestras e Viagem de Estudo às polícias militares dos estados do Distrito Federal e Goiás.

"Na condução de uma viatura policial, você está responsável por vidas. Vidas daqueles que estão com você na viatura, vidas daqueles que estarão nas mais variadas situações de acompanhamento e que exigem uma técnica refinada na condução do veículo policial. Não basta termos as melhores viaturas, como temos hoje, temos que ter os melhores condutores delas. E esse é o objetivo deste curso, cuja responsabilidade os senhores estão assumindo desde agora", avaliou o comandante do CPC I, Coronel Getúlio.

IMG 0496454Foto: VC Leonardo - ASCOM PM

IMG 0466Foto: VC Leonardo - ASCOM PM

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.