PM Promove II Curso de Operações Ambientais no Pará

Atual 1Jorge Dias - CB PM

A Polícia Militar realizou nesta terça-feira (2), a Aula Inaugural do II Curso de Operações Ambientais (II COPAM) do Estado do Pará.

IMG 8946ASCOM PM

O evento, presidido pelo Chefe do Estado-Maior Geral da PM, Coronel Marcelo Ronald Botelho, ocorreu na sede do Quartel do Comando Geral (QCG) em Belém, e contou com a presença do titular do Comando de Policiamento Ambiental (CPA), Coronel Helderley Oliveira; o Tenente-coronel Moura, comandante do BPA e autoridades civis como o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Luciano Oliveira; Delegado Dilermando Tavares, diretor da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal da Polícia Civil (Demapa); além de alunos e militares.

O II COPAM - 2023 foi planejado pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e teve início hoje (2), com previsão de formatura para 14 de junho. O curso tem como objetivo especializar 39 agentes de segurança pública de diversos locais do Estado, sendo 36 policiais militares e 3 servidores da Guarda Municipal de Belém (GMB), para atuarem nas operações de preservação e controle ambiental, de acordo com as legislações ambientais vigentes no país.

IMG 0791ASCOM PM

Legislação Ambiental, Sobrevivência em Ambiente de Selva, Natação Utilitária, Conduta de Patrulha, entre outras disciplinas integram a grade curricular do curso. Além disso, a formação conta com uma Instrução de Geoprocessamento e Navegação Terrestre, onde os alunos que chegarem até a fase final da formação terão o conhecimento a respeito de mapeamento necessário para garantir o sucesso das operações de combate a crimes ambientais.

“O policial vai estar habilitado a produzir um mapa da área que ele vai atuar, de acordo com a técnica adquirida, bem como navegar no terreno, sem necessariamente ter ido até o local, só utilizando conhecimentos e habilidades de geoprocessamento da navegação terrestre por meio do aplicativo que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade utiliza em operações conjuntas com o BPA”, frisou o 3º Sargento Silva Junior, instrutor do curso.

IMG 0800Jorge Dias - CB PM

Para o Coronel Ronald, o treinamento é importante para atualizar os policiais sobre a questão de proteção ambiental. “Esse curso é uma iniciativa do comando para que nós tenhamos condições de ampliar  o efetivo e ampliar a capacidade operacional em policiamento ambiental. Essa é uma área de extrema relevância que precisa de pessoas que se especializam e adquiram conhecimento cada vez mais”, disse o chefe do Estado-Maior Geral.

IMG 8930Jorge Dias - CB PM

“Praticamente todos os Coints estão sendo representados aqui. Isso é importante porque  vamos ter policiais militares que, após a conclusão, vão estar em condições de seguir como monitores para que possam cada vez mais difundir e praticar a questão ambiental," explicou o comandante do CPA, coronel Helderley Oliveira.

IMG 8919ASCOM PM

Richelle Silva, Agente da Guarda Municipal de Belém há 12 anos, reforça a importância do aperfeiçoamento na área para sua atuação em campo. “O que me motivou a vir aqui é a busca do conhecimento na área, acredito que ainda tem muito mais para acrescentar à Guarda Municipal, nesse projeto de grupamento ambiental que está em processo de planejamento” declarou.