PM inicia planejamento para realização de novas capacitações

IMG 0376Foto: Renata Costa - SD PM

O Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Dilson Júnior, recebeu no final da tarde desta quarta feira (03), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG), em Belém, para uma reunião oficiais de unidades do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), para analisar e definir novos planejamentos e estratégias para realização de cursos e capacitações voltadas para oficiais e praças da corporação.

O Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, recebeu o Comandante do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), coronel Getúlio, o Subcomandante do CPC I, Tenente Coronel Marcelo Mangas, o Tenente-Coronel L. Araújo, Comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar (2º BPM) e o Comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar (Batalhão Águia), Tenente-Coronel Neves.

Dentre os pontos discutidos na reunião, o principal foi o início do planejamento e da definição das diretrizes para a formulação, execução e a realização do I Curso de Negociador e Gerenciamento de Crises direcionado para Oficiais e Praças da Corporação. O Coronel Dilson Júnior ressalta que a PM precisa criar uma estrutura que possibilite que a corporação possa capacitar seus agentes.

“Estamos com uma comissão nomeada para trabalhar na formulação de uma doutrina de negociação e gerenciamento de crises específica para a nossa Polícia Militar, uma doutrina que leve em consideração as características e especificidades da nossa região e da nossa sociedade. Com o andamento dos trabalhos dessa comissão teremos a possibilidade de, em breve, iniciar o primeiro curso de gerenciamento de crise e formação de negociador para os nossos Oficiais e Praças”, afirmou o Coronel Dilson Júnior.

IMG 0346Foto: Renata Costa - SD PM

Capacitação

Durante o evento, três oficiais da PM, que conseguiram concluir o curso de negociador e gerenciamento de crises em outros estados, foram recebidos pelo Comandante-Geral. O 1º Tenente Eliakim do 2º BPM e o 1º Tenente Moura do 20º BPM concluíram a capacitação ofertada pela Brigada Militar, no Estado do Rio Grande do Sul e a 1º Tenente Eddiene formou no curso realizado na Polícia Militar do Estado do Mato Grosso do Sul.

Para a Tenente Eddiene, O Curso de negociador capacita o agente para atuar da melhor forma possível durante um evento de crise, pois as disciplinas prepara o negociador para tomar as decisões mais acertadas mesmo em um momento de estresse. “O curso de negociador habilita o agente para fazer uma análise do comportamento do causador do evento crítico para a partir dos diversos conhecimentos adquiridos em disciplinas com Gerenciamento de Crises, Neurolinguística, buscar solucionar o evento crítico com o mínimo de efeitos colaterais possíveis", explica a oficial da PM.

“Com a chegada dos três oficiais que acabaram de concluir o curso de negociadores, gerenciamento de crise na Brigada Militar do Rio Grande do Sul e na PM do Mato Grosso Sul, eles somam-se a outros militares com a mesma capacitação para realizar a disseminação desse conhecimento específico para a nossa tropa. Esse processo será iniciado, provavelmente ainda este ano, com a realização do nosso I Curso de Negociador da PM do Pará”, finaliza o Comandante-Geral, coronel Dilson Júnior.

IMG 0385Foto: Renata Costa - SD PM

IMG 0372Foto: Renata Costa - SD PM

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.