APM celebra 33 anos de criação

No último dia 20 de abril, a Academia da Polícia Militar “Coronel Fontoura” (APM), completou trinta e três anos de criação. Uma solenidade militar foi realizada, no pátio de formaturas do Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (Iesp), na manhã desta quinta-feira (11), uma formatura militar para celebrar a data.

A solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, e contou com a presença de diversas autoridades civis, políticas e militares, entre elas, o Chefe do Estado Maior Geral, Coronel Marcelo Ronald de Souza, o Comandante da APM Tenente-Coronel deputado estadual, representantes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícia Civil e Guarda Municipal de Belém (GMB), além de Oficiais e Praças da PM.

IMG 0845 matériaFoto: SD PM Renata

A Academia de Polícia Militar “Coronel Fontoura”, desde a sua fundação, já formou vinte e duas turmas de oficiais, incluindo integrantes de Polícia militares de outros estados da federação. Os cursos tem como objetivo ampliar a capacidade de operação da corporação e aperfeiçoar o ensino policial militar do oficialato, capacitando os novos agentes para oferecer um serviço de melhor qualidade para a sociedade paraense.

A Academia da Polícia Militar “Coronel Fontoura”, foi criada, por meio do decreto governamental Nº 6.784 de 20 de abril de 1990, a unidade é vinculada ao Departamento Geral de Educação e Cultura (Dgec) e, atualmente, a APM conta com três turmas de novos oficiais, sendo duas do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e uma do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO), totalizando 290 alunos.

IMG 0879 1Foto: SD PM Renata

IMG 0866 MatériaFoto: SD Renata

Para o Comandante da APM, a unidade completa 33 anos de existência, celebrando conquistas em infraestrutura e, principalmente, por acompanhar, em seus cursos, todas as mudanças sofridas pela sociedade paraense neste período. “A APM assumiu durante estes 33 anos de existência um papel de destaque e se consolidou como importante polo de formação nas regiões norte e nordeste. Desde a sua criação a APM enfrentou mudanças no cenário social que impuseram um verdadeiro desafio a qualidade da formação e do preparo de Oficiais para liderar a nossa tropa, diante das profundas transformações sociais e dos problemas relacionados ao enfrentamentos da violência e criminalidade”, ressaltou o Tenente-Coronel Glauco Pereira de Medeiros.

“Hoje estamos comemorando o 33º aniversário de criação APM, neste local, se forja os oficiais da PM. Tive a felicidade de fazer parte desta história, nos últimos anos foram realizados investimentos na formação e dos novos oficiais e na capacitação dos oficiais da PM. Aqui são forjados os agentes que irão atuar junto a sociedade paraense, os agentes que irão atuar no dia a dia, ao lado dos cidadãos em seus momentos de maior necessidade. Por isso, a APM está de parabéns tanto pelos seus 33 anos de criação quanto pelo êxito em formar e capacitar, com excelência, os oficiais da Polícia Militar”, finalizou o Comandante-Geral, Coronel Dilson Júnior.

IMG 0728 1 MatériaFoto: SD PM Renata