14° BPM reforça ações preventivas durante o veraneio

WhatsApp Image 2020 07 18 at 14.39.26

O 14° Batalhão da Polícia Militar (14° BPM), vinculado ao Comando de Policiamento Regional IX (CPR IX), é a unidade responsável pelo policiamento no município de Barcarena, localizado na região nordeste do Estado, bastante conhecido pelas praias de água doce e por ser um local muito procurado por turistas durante o mês de julho. Para assegurar a tranquilidade na região, com a aumento acentuado da população durante o mês de julho, o 14° BPM recebe o reforço de militares da capital para atuar no município.

Tendo como foco a Operação Verão 2020, as equipes do 14º Batalhão têm realizado diversas operações, como Saturação e Incursão, apoio nas barreiras sanitárias para combater, além da propagação do novo coronavírus, o aumento nos índices de criminalidade no município relacionados aos crimes de tráfico de drogas, homicídios, latrocínios, roubos e furtos, entre outros. Em uma dessas ações ocorrida no mês de maio, a unidade realizou a apreensão de 2.5 toneladas de cocaína na maior apreensão de drogas registrada no Pará.

Com a expectativa da Prefeitura Municipal de Barcarena de receber aproximadamente trinta mil pessoas por final de semana, somente na praia do Caripi, uma das mais procuradas da região, o município terá, durante todo o mês de julho, aproximadamente 150 policiais militares que vão dar continuidade às ações da Polícia Militar no município, mesmo com a aumento acentuado da população durante o mês de julho.

Para o subcomandante do 14° BPM, major Victor Cezar Gama Monteiro, a presença do reforço policial nos locais mais frequentado pelos turistas possibilita que os militares que atuam no município possam intensificar rondas e abordagens nas áreas que apresentam maiores índices de criminalidade. "Com a presença do reforço policial em nossa unidade podemos reforçar as ações preventivas em diversos pontos críticos da nossa cidade. Apenas no início do período de férias já conseguimos apreender uma quantidade considerável de entorpecentes e três armas de fogo, muito em função do apoio que recebemos durante a operação Verão 2020" ressalta o oficial.

Além do policiamento ordinário, o 14° BPM recebe também equipes do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Grupamento Tático Operacional (GTO) do município de Abaetetuba. O reforço atua principalmente nas barreiras sanitárias em apoio a Vigilância Sanitária e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e na fiscalização e policiamento das praias e balneários de Barcarena.

WhatsApp Image 2020 07 18 at 14.39.27Foto: Taiane Figueiredo - SD PM

WhatsApp Image 2020 07 18 at 14.39.26 1Foto: Taiane Figueiredo - SD PM

WhatsApp Image 2020 07 18 at 14.39.25 1Foto: Taiane Figueiredo - SD PMWhatsApp Image 2020 07 18 at 14.39.25Foto: Taiane Figueiredo - SD PM