Comitiva da Escola Superior de Sargentos da PMESP visita a PMPA

IMG 20230517 WA0011Foto: Renata Costa - SD PM

A Polícia Militar do Pará recebeu na manhã desta quarta-feira (17) uma comitiva com cinco militares da Escola Superior de Sargentos da PMESP. A reunião ocorreu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças “Coronel Moreira” (Cfap), localizado no Complexo Operacional da PM, no bairro do Souza, em Belém.

IMG 1398Foto: Renata Costa - SD PM

O encontro teve como objetivo conhecer um pouco mais sobre a metodologia utilizada pela PMPA, em seus cursos de formação, sendo eles o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) e o Curso de Adaptação à Graduação de Sargento (CGS).

IMG 1381Foto: Renata Costa - SD PM

Após a reunião, os militares visitaram pontos turísticos da cidade de Belém, como o Forte do Presépio, uma fortificação militar portuguesa criada em 1616 por Francisco Caldeira Castelo Branco, à margem direita da foz do rio Guamá com a baía do Guajará. Sua construção marcou a fundação do então povoado colonial português "Feliz Lusitânia" (atual cidade de Belém do Pará) e a ocupação da então Conquista do Pará (atual Estado do Pará).

IMG 1417Foto: Renata Costa - SD PM

O outro local visitado foi o “Museu do Encontro”, que versa sobre o processo milenar de ocupação da Amazônia, o encontro com os nativos e a conquista e colonização da região, iniciada no século XVII. O acervo é formado por diferentes artefatos, como material lítico, cerâmicas marajoara e tapajônica, além da coleção de muiraquitãs, provenientes de vários sítios arqueológicos.

IMG 1558Foto: Renata Costa - SD PM

Os visitantes também conheceram o Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), instituição científica (histórica, geográfica, cultural e etnográfica), localizada no Solar Barão de Guajará em Belém. O instituto foi fundado em 1900 no contexto da Primeira República do Brasil (1889–1930), com objetivo de resguardar a história regional e manter a memória nacional.

IMG 1590Foto: Renata Costa - SD PM

Por fim, a comitiva foi apresentada ao Centro de Memória da Polícia Militar do Pará, no Complexo Histórico Tiradentes, localizado na esquina da avenida Assis de Vasconcelos com a rua Gaspar Viana, em Belém. O centro é composto pelo Museu, Biblioteca e Arquivo Geral da Polícia Militar do Pará. O local visa desenvolver ações culturais para promover a preservação do patrimônio histórico, cultural, material e imaterial da corporação.

IMG 9902Foto: Renata Costa - SD PM