PM realiza formatura do Curso de Formação de Oficiais

 Imagem do WhatsApp de 2023 05 29 às 22.49.01Foto: Renata Costa - SD PM

A Polícia Militar do Pará, por meio da Academia de Polícia Militar “Coronel Fontoura” (APM), realizou na tarde desta segunda-feira (29), na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), em Belém, a solenidade de formatura dos alunos da turma 2022-2023 do Curso de Formação de Oficiais (CFO), denominada Turma Deputada Federal Elcione Barbalho.

IMG 20230529 WA0044Foto: Renata Costa - SD PM A cerimônia foi presidida pelo governador Helder Barbalho e contou com a presença do secretário de segurança pública, Ualame Machado, coronel Dilson Júnior, comandante-geral da PM, o chefe do estado-maior geral da PM, coronel Marcelo Ronald, o comandante da APM, tenente-coronel Medeiros, Além de diversas autoridades civis, políticas e militares e familiares dos formandos.

 IMG 20230529 WA0045Foto: Renata Costa - SD PM

O Curso de Formação de Oficiais teve início em janeiro de 2022, e durante 18 meses, abrangeu uma matriz curricular contendo 43 disciplinas distribuídas em uma carga horária total de 2.834 horas/aula, com a conclusão o Estado recebe 163 novos aspirante a oficial da Polícia Militar habilitados para exercer as funções e atividades operacionais e administrativas, atuando na garantia da preservação da ordem pública e fomentando o Estado democrático de direito.

 IMG 20230529 WA0042Foto: Renata Costa - SD PM

O governador Helder Barbalho, a vice-governadora Hanna Gassan e o coronel Dilson Júnior, realizaram a entrega da medalha “General Ferreira Coelho”, para a aluna oficial Sophia da Silva Vigário, primeira colocada do curso e de menção honrosa para o segundo e terceiro colocados.

 IMG 20230529 WA0043Foto: Renata Costa - SD PM

Além de ser a maior turma de um curso de oficiais realizado pela PM, essa turma também é a primeira formada com a exigência de curso superior de Direito, o que para o Coronel Dilson Júnior é um marco na história da PM. “Esta é a primeira turma do curso de formação de oficiais em que se foi exigido o bacharelado em Direito. Com isso conseguimos reduzir o tempo de formação de 36 meses para apenas 18, já que os cadetes já entram nesse conhecimento jurídico adquirido na formação. Com isso economizamos tempo e recursos públicos sem perder a excelência do nosso curso de formação”, explicou a comandante-geral da PM.

 

Imagem do WhatsApp de 2023 05 29 às 22.48.39Foto: Renata Costa - SD PM

“Hoje adicionamos ao corpo de oficiais da PM uma turma preparada para servir a comunidade seguindo os preceitos dos valores e das qualidades que são essenciais para o pleno exercício da função de oficial da PM. Ressalto ainda que tenho certeza que daqui a vinte anos teremos comandante-gerais, comandantes de batalhões, comandantes de tropa a liderar a Polícia Militar do Estado do Pará. Quero reafirmar o imenso orgulho de fazer parte desta história, da história de cada um dos dezoito mil colaboradores da Polícia Militar deste estado, que honram esta farda, que honram a cada cidadã e o cidadão deste estado”, finalizou o governador Helder Barbalho.

 

Condecoração

Durante a solenidade o cabo PM Denilson de Jesus Maia Reis e o soldado PM Wesley de Jesus Maciel, foram condecorados com Láurea do Mérito Operacional, por terem, no último dia 28, no município de Castanhal, durante rondas da “Operação Castanhal Segura”, ao se depararem com uma ocorrência de engasgo de bebê, agiram rápido e conseguiram, através da manobra de Heimlich, restabelecer os sinais vitais da criança. A entrega da condecoração foi realizada pelo governador Helder Barbalho, a vice-governadora Hanna Gassan e pelo coronel Dilson Júnior.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.