PM conclui I Curso de Direção Policial/ Modalidade Instrutor - 2023

A Polícia Militar do Pará, por meio do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), realizou solenidade alusiva à Conclusão do I Curso de Direção Policial/ Modalidade Instrutor - 2023. O evento foi realizado nesta terça-feira (6), na sede do Quartel do Comando Geral (QCG), em Belém.

Design sem nomeFoto: SGT PM Josuelton Chagas

Além de fartas dimensões territoriais, o Estado do Pará é caracterizado pela diversidade de regiões e de terrenos, sendo necessário que o policial militar domine técnicas de direção para empregar no dia a dia do serviço e nas diferentes ocorrências policiais.

Conhecendo essa realidade, a PMPA formou 37 agentes de segurança pública, sendo 35 policiais militares e dois servidores do Departamento de Trânsito do Pará (Detran). Eles receberam os certificados de conclusão e brevê do curso e agora estão qualificados a atuarem de forma técnica nas vias rurais e urbanas do Estado.

IMG 0241Foto: SGT PM Josuelton Chagas

"Quando assumimos esse desafio, sabíamos que teríamos de formar os melhores instrutores, porque eles vão ter a responsabilidade em transmitir esses conhecimentos aos demais condutores da tropa. E o nível de exigência foi tão grande, que os participantes desse curso estagiaram na condição de instrutores para a turma que cursava capacitação de rádio patrulhamento. Ou seja, dois cursos de forma integrada, um estagiando como instrutor e outro como aluno, recebendo os conhecimentos adquiridos por este turno que está se formando hoje", frisou o Comandante do CPC I, Coronel Getúlio.

IMG 0194Foto: SGT PM Josuelton Chagas

O I Curso de Direção Policial/ Modalidade Instrutor - 2023 teve a participação de representantes de 15 Comandos Operacionais Intermediários (COInts) e contou com uma carga horária total de 250 horas/aula, distribuídas em 43 dias, contemplando uma grade curricular que envolveu 15 disciplinas, entre as quais: Direção Evasiva, Técnicas de Frenagem, Aspectos Legais do Trânsito e Planejamento Formativo, além de uma viagem de estudo à Polícia Militar do Distrito Federal.

"A nossa corporação evoluiu muito rápido e no espaço de tempo muito curto. Então, essa decisão de nós capacitarmos os instrutores que vão repassar a técnica para o restante da nossa tropa, é extremamente estratégica. Infelizmente ainda restam alguns CPRs (Comandos de Policiamento Regionais) que não conseguiram formar nenhum integrante e a partir de agora, a nossa missão será priorizar esses CPRs para que nós tenhamos pelo menos um instrutor em cada COInt", avaliou o Comandante-geral, Coronel Dilson Júnior.

Apresentações em área aberta

Familiares dos formandos e demais militares presentes, deslocaram-se ao pátio de formatura do QCG, onde assistiram a seis demonstrações de manobras técnicas de direção policial: Técnicas de Comboio em Coluna Intercalada, Frenagem em Comboio, Passagem das Viaturas em Linha, Formação em Cunha, Desvios em Pequenos Espaços e por fim, a técnica de Reverso 180 de Ré.

IMG 0293Foto: SGT PM Josuelton Chagas

IMG 0255Foto: SGT PM Josuelton Chagas