PM realiza formatura do I Curso de Ações Policiais em Grandes Eventos

IMG 0378Foto: Edson Costa - SGT PM

A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia de Eventos, realizou nesta quarta-feira (07), a solenidade alusiva à conclusão do I Curso de Ações Policiais em Grandes Eventos. A cerimônia, presidida pelo chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), coronel Neves, foi realizada no auditório do Quartel do Comando Geral da PM em Belém.

A Formatura foi prestigiada pelo comandante de Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel Firmino, o chefe do Departamento Geral de Cultura e Educação (DGEC), coronel Tabaranã, o coronel Magela, Chefe do Departamento Geral de Administração (DGA), pelo deputado estadual coronel Neil, representantes da Federação Paraense de Futebol (FPF), além de familiares dos formandos.

20230607 162602Foto: Jhennifer Ferreira - ASCOM PM

O I Curso de Ações Policiais em grandes Eventos tem o objetivo de capacitar os agentes para atuar nas missões que exijam o emprego do BPE, utilizando as mais modernas técnicas e tecnologias voltadas para os grandes eventos, orientados pela doutrina e por procedimentos voltados para à prevenção da violência e repressão da criminalidade em eventos culturais, esportivos e religiosos. Foram ministradas instruções sobre legislação, planejamento e policiamento de grandes eventos, gerenciamento de crises, vistoria de segurança em praça desportiva e instrumento de menor potencial ofensivo, além de palestras, estágio supervisionado e viagens de estudos para a PM do Rio de Janeiro e a PM de São Paulo.  

34 alunos concluíram a capacitação que teve carga horária de 400 horas/aulas distribuídas em 15 disciplinas ministradas durante os 40 dias de duração do curso. Foram ministradas instruções sobre legislação, planejamento e policiamento de grandes eventos, gerenciamento de crises, vistoria de segurança em praça desportiva e instrumento de menor potencial ofensivo, além de palestras, estado supervisionado e viagens de estudos para a PM do Rio de Janeiro e a PM de São Paulo.

IMG 0355Foto: Edson Costa - SGT PM

O comandante do BPE, unidade responsável pela coordenação do curso ressalta a importância de cada capacitação realizada pela corporação, pois causa impacto direto na relação dos agentes com a sociedade. “Hoje estamos entregando para a sociedade paraense mais uma turma de militares capacitados para atuar com excelência junto a comunidade. o I Curso de Ações Policiais em Grandes Eventos foi planejado para que o aluno priorize a mediação e resolução pacífica de conflitos, sempre atuando com as mais modernas técnicas e tecnologias com habilidades e conhecimentos nas missões que exijam o emprego da tropa do Batalhão Policial de  Eventos”, afirmou o tenente-coronel Afonso.

“Eu gostaria apenas de parabenizar a coordenação pelo ótimo resultado que está sendo entregue hoje, parabenizo todos os alunos, pelo empenho demonstrado durante estes 40 dias de curso, e principalmente parabenizo aos familiares, sem o apoio das famílias, ninguém alcança êxito em nenhuma empreitada se não tiver o apoio da família. Além de parabenizar, gostaria também de agradecer, pois toda vez que um militar se empenha em adquirir conhecimento isso reflete positivamente na imagem da corporação porque a partir de hoje suas ações serão pautadas pela doutrina e pela técnica e a sociedade paraense será a grande beneficiada com essas ações”, finalizou o chefe do DGO, coronel Neves.

20230607 165030Foto: Jhennifer Ferreira - ASCOM PM

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.