PM realiza formatura do II Curso de Operações Ambientais em Belém

20230614 105339Foto: Luciana Mazzé - TEN PM

A Polícia Militar do Pará realizou, nesta quarta-feira (14), solenidade militar alusiva à formatura de 30 agentes de segurança pública no II Curso de Operações Ambientais (II Copam), coordenado pelo Comando de Policiamento Ambiental (CPA).

IMG 4215Foto: Renata Costa - SD PM

O evento foi presidido pelo Chefe do Departamento-Geral de Administração (DGA), Coronel Magela que, na ocasião, representou o Comandante-geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, e contou com a participação do Inspetor-geral da Guarda Municipal de Belém (GMB), Joel Monteiro, de familiares dos formandos, além de oficiais e praças da Corporação.

IMG 4260Foto: Renata Costa - SD PM

Ao todo 39 agentes de Segurança Pública iniciaram o curso, dos quais 30 concluíram, sendo 27 policiais militares e 3 guardas municipais de Belém. O objetivo da capacitação foi preparar os concluintes para atuarem na preservação e controle ambiental, de acordo com as legislações ambientais vigentes no país.

IMG 4246Foto: Renata Costa - SD PM

"Essa capacitação comprova que a Polícia Militar segue o desafio, proposto pelo Governo do Estado para a Segurança Pública do nosso Estado, de criar estratégias para reduzir cada vez mais problemáticas como o desmatamento, garimpos ilegais, entre outros crimes ambientais. Prova disso é a intensificação das operações Amazônia Viva e Curupira, que visam inibir as atividades ilegais em áreas críticas no território paraense", avaliou o Coronel Magela, que assegurou que a PMPA tem intensificado a atuação, investindo cada vez mais nas capacitações voltadas à área ambiental.

IMG 4287Foto: Renata Costa - SD PM

Viagem de estudo

Entre as 24 disciplinas ofertadas no curso estão a Legislação Ambiental, Sobrevivência em Ambiente de Selva, Geoprocessamento e Navegação Terrestre, além da realização de viagem de estudo para o Estado de Mato Grosso, onde tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura da Polícia Militar local e realizarem breve estágio no Pantanal mato-grossense.

IMG 4248Foto: Renata Costa - SD PM

"Vocês tiveram o privilégio de participar de um curso diferenciado, que disponibilizou viagem de estudo, onde foram proporcionados conhecimentos riquíssimos na área de legislação ambiental, autuações de crimes ambientais, entre outros tópicos, que nos tiram da condição de coadjuvantes para nos elevar à condição de protagonistas na atual conjuntura de intensificação das ações de prevenção e fiscalização do meio ambiente", frisou o comandante do CPA, Coronel Helderley.

IMG 4270Foto: Renata Costa - SD PM

IMG 4253Foto: Renata Costa - SD PM