PM realiza formatura do III Curso Internacional de Ações de Radiopatrulhamento em Belém

 

IMG 0311Divulgação: Ascom PM

 

A Polícia Militar do Pará, por meio do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), realizou, nesta quinta-feira (29), solenidade de formatura do III Curso Internacional de Ações de Radiopatrulhamento (III CIARP), em Belém.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante-geral, Coronel Dilson Júnior, na sede do Quartel do Comando Geral (QCG), no bairro Parque-Guajará, e contou com as presenças de oficiais e praças de várias unidades e convidados dos 27 concluintes.

 

IMG 0219Divulgação: Ascom PM

 

Na oportunidade, os três primeiros colocados no curso foram homenageados, como forma de reconhecimento pela dedicação aos estudos; ao final do evento, familiares e convidados dos formandos entregaram os brevês de conclusão do capacitação policial.

 

IMG 0268Divulgação: Ascom PM

 

"Somente neste primeiro semestre de 2023, mais de onze mil ações formativas já foram promovidas pela PMPA e em relação ao CIARP, chegamos ao total de 121 policiais militares formados e, devidamente, habilitados como operadores de motopatrulhamento policial militar, entre os anos de 2021 e 2023", frisou o Diretor do Departamento-Geral de Educação e Cultura, Coronel Tabaranã.

Durante 45 dias, os alunos obtiveram instruções em diversas disciplinas, como Direção Tática, Combate Veicular, Gerenciamento de Crise, Progressão em Área de Alto Risco, Procedimento Operacional Padrão de Abordagem Policial, Tiro Policial, Identificação de fraude veicular e Doutrina de Radiopatrulhamento.

 

"O III CIARP é voltado a cabos e soldados, pois esses policiais militares, que atuam no chamado 'primeiro esforço', estão nas ruas todos os dias e são, geralmente, aqueles que dão o primeiro atendimento à população e nos demandam garantir uma capacitação de excelência, culminando em aumento de produtividade da PM e diminuição da criminalidade e na violência", avaliou o Comandante de Policiamento da Capital I, Coronel Getúlio.

Com malha curricular atualizada e voltada para a doutrina de '1° Esforço', com ênfase nos procedimentos operacionais padrão, os quais estão em pleno vigor na Corporação e ainda, como quebra de paradigmas, a viagem de estudo para Brasília, proporcionando assim, novas experiências e conhecimentos aos participantes.

 

IMG 0272Divulgação: Ascom PM

 

"Antigamente só se olhava e investia na tropa do Comando de Missões Especiais, porém, quando o cidadão liga 190, não é o CME, em via de regra, a primeira unidade a atender essa ocorrência. São os guerreiros que trabalham no batalhão de área que têm o primeiro contato com o cidadão, e é responsabilidade nossa valorizá-los, e assim temos feito desde o ano de 2019, por meio da realização de cursos, capacitações e aquisição de novos equipamentos", pontuou o Comandante-geral, Coronel Dilson Júnior.

 

 

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.