PM realiza formatura do V Curso de Operações Especiais em Belém

Bope1Foto: Renata Costa - SD PM

A Polícia Militar do Pará, por meio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), realizou nesta quinta-feira (6), cerimônia de formatura do V Curso de Operações Especiais (V Coesp), 2023, no Complexo Operacional da PMPA, em Belém.

O evento foi presidido pelo titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, e contou com a presença do Comandante-Geral, Coronel Dilson Júnior, além de familiares e convidados dos nove concluintes.

Bope 2Foto: Renata Costa - SD PM

Durante a solenidade, houve a entrega da Láurea do Mérito Operacional a policiais militares da Unidade, concedida pelo Comandante-Geral em razão de ação relevante, ocorrida no município de Rio Maria, que repercutiu positivamente nos âmbitos interno e externo à PMPA.

O V Coesp iniciou em 13 de março deste ano, com 30 alunos matriculados (sendo 29 da PMPA e um do Mato Grosso) e encerrou no último dia 1° de julho. Operações Rurais Aplicadas, Tiro Policial de Precisão, Assalto Tático e Paraquedismo foram algumas das disciplinas que integraram a matriz curricular, que abrangeu mais de 50 disciplinas, totalizando 1.460 horas/aula.

BopedfasdFoto: Renata Costa - SD PM

"Com a formatura dos nossos mais novos Caveiras, já são 36 formados entre os anos de 2019 e 2023, representando um avanço expressivo para o Bope, que já apresenta 60% de sua tropa com a qualificação no Curso de Operações Especiais", destaca o Major Helton Rocha, comandante da Unidade.

Os novos "Caveiras de Ouro" ainda realizaram visita técnica aos Estados da Bahia, Rio de Janeiro, Paraná e Distrito Federal, onde ocorreram instruções específicas para expandir os conhecimentos dos formandos por meio das experiências compartilhadas entre as Corporações, considerando a especificidade de cada uma.

Bope 2sdfsdf3Foto: Renata Costa - SD PM

Com isso, a Corporação continua o processo de capacitação e qualificação da tropa, para atuar tecnicamente, conforme a demanda social, a fim de prosseguir com a histórica redução da criminalidade observada desde o ano de 2019.

"Em nossa gestão conseguimos transformar a antiga Companhia de Operações Especiais em Batalhão de Operações Especiais. E isso não foi apenas uma decisão administrativa, mas nos permitiu a possibilidade de aumentarmos o efetivo dessa Unidade especializada de terceiro esforço, que atende as ocorrências de mais alta complexidade em todo o Estado", avaliou o Comandante-Geral, Coronel Dilson Júnior.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.