Levantamento mostra queda no número de assassinatos no Pará em maio

A intensificação das ações da Polícia Militar, em parceria com as demais forças de segurança pública do Estado, seguem apresentando resultados positivos. Segundo o levantamento do projeto monitor da Violência do G1, publicado nesta quarta-feira (22), o Pará é o segundo Estado que mais reduziu os índices de criminalidade, quando comparado com os demais Estados.

Indo na contramão da maioria das demais federações do País, o Pará apresentou redução no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). O resultado positivo é fruto da ações da Polícia Militar que, em conjunto com outros órgãos de segurança pública, vêm atuando de forma preventiva e repressiva para reduzir a criminalidade no Pará.

Com ações em todos os municípios do Estado, a Corporação de Fontoura vêm se destacando com protagonismo, cumprindo seu papel de servir e proteger a sociedade.

O Alto Comando da PM tomou medidas importantes desde o ano passado, que influenciaram diretamente na redução da criminalidade. Por meio da Operação Polícia Mais Forte, por exemplo, houve um aumento expressivo no número de policiais e viaturas nos principais corredores de Belém, Região Metropolitana e municípios do interior do Estado.

A Polícia Militar, com total apoio do Governo do Estado, tem investido fortemente em equipamentos como coletes balísticos e armamentos. No ano passado, foram entregues pelo Governador Helder Barbalho 3.500 novos coletes balísticos e 290 espingardas calibre 12, além de 508 armários de aço.

A PM tem investido também no aperfeiçoamento técnico da tropa para aperfeiçoar a atuação dos militares durante ocorrências policiais. Por meio de cursos operacionais e capacitações, a Instituição tem elevado gradativamente o nível de desempenho dos seus agentes.

Por meio de operações, incursões e abordagens de rotina, a PM tem realizado inúmeras prisões em flagrante, apreensões de armas e drogas e recuperado foragidos do sistema prisional em todo o Estado. No município de Barcarena, por exemplo, foi apreendido, no dia 12 de maio, mais de duas toneladas de cocaína pura.

“Nós sabemos que o tráfico de drogas tem conexão justamente com esses crimes mais violentos, como o homicídio, o latrocínio e a lesão corporal seguida de morte. Da feita que o sistema como um todo, Polícia Militar, Polícia Civil, os órgãos que compõem o sistema, atuam direcionados para o combate ao tráfico de drogas, o número de homicídios cai.”, finalizou o coronel Dilson Júnior, comandante-geral da Polícia Militar.

up ag 20958 95366514 ac0e fd1e 9f9c 6856ac2e0d54Foto: Pedro Guerreiro - Agência Pará