Polícia Militar dá início à criação da primeira revista científica da instituição

A criação da revista é uma forma de suprir o comando da Polícia Militar com conhecimentos fundamentados e pertinentes à área da segurança pública e dar visibilidade à produção científica desenvolvida por policiais militares.

IMG 5935Talissa Fernandes - VC PM

Com o objetivo de difundir informações sobre a instituição e fomentar o interesse pelo conhecimento científico, o comando da Polícia Militar do Pará realizou, nesta quinta-feira (23), uma reunião de planejamento para a criação da primeira revista científica da PMPA. O encontro para apresentar o projeto da publicação foi realizado na sala de reuniões do Comando-Geral da PM, em Belém, com oficiais da corporação e pesquisadores da área de segurança pública no Estado.

O objetivo de se criar uma revista científica, de acordo com o coronel da reserva remunerada, Sandoval Bittencourt Neto, é, por meio de análises robustas e trabalho de profundidade, atender ao Estado-Maior Geral da PM, que é o órgão responsável pela produção da doutrina policial militar. "A ideia é prover dados e análises para o comando da corporação, identificar policiais que cursam pós-graduação e fomentar essas pesquisas, além de difundir, na corporação, o conhecimento que eles estão produzindo”, explicou o assessor técnico, que coordena o planejamento da revista.

O projeto inicial foi apresentado aos doze participantes da reunião, que discutiram propostas para a definição do objetivo, conteúdo, futuros colaboradores e prazos. Para o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, a publicação é uma excelente oportunidade para tornar público o trabalho desempenhado pela Polícia Militar, como a contribuição nas estatísticas que apontam o Pará como um Estado que tem se destacado na redução dos índices de criminalidade.

“Um dos objetivos da nossa revista é divulgar e registrar os resultados do trabalho da Polícia Militar e o que nós estamos fazendo para que isso ocorra, até porque não podemos perder de vista que a Polícia Militar é a locomotiva do Sistema de Segurança Pública. Por isso, nós temos as melhores expectativas com esse trabalho”, disse o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, que vai presidir o comitê da revista.

Participaram da reunião com o comandante-geral da PM e com o chefe do Estado-Maior Geral, coronel Marcelo Ronald de Souza, o diretor-geral do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Antônio Bentes Filho, a coordenadora do Ensino Superior do IESP, professora Sônia Passos, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública da UFPA, Silvia de Almeida, os professores do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública da UFPA, Jaime Luiz de Souza e Edson Ramos, o vice-reitor da UEPA, Clay Anderson Chagas, o assessor técnico do Departamento Geral de Educação e Cultura da PM, José Gilberto Torres, o coronel Ricardo André, consultor jurídico, e a major Simone Chagas, que é doutoranda. A ideia é que esse grupo de pesquisadores forme o comitê editorial da publicação.

Atualmente, a Polícia Militar produz grande quantidade de conhecimento científico, por meio do Curso de Formação de Oficiais, em nível de graduação, além do Curso de Adaptação de Oficiais (CAO) e Curso Superior de Polícia (CSP), ambos em nível de pós-graduação. A revista científica da PMPA será uma oportunidade de reunir essas produções, construir melhorias para a corporação e contribuir para a formação de um público crítico.

IMG 5929Talissa Fernandes - VC PM

IMG 5927Talissa Fernandes - VC PM