Governador assina termo de doação do terreno pertencente ao 14° BPM em Barcarena

Foi realizado na noite desta terça-feira (25), no município de Barcarena, a assinatura do termo de doação do terreno pertencente ao 14º Batalhão da PM. O termo foi assinado pelo governador do Estado do Pará, Helder Zahluth Barbalho; pela vice-governadora, Hana Ghassan Tuma, pelo pelo prefeito do município de Barcarena, José Renato Ogawa Rodrigues, e pelo Comandante-Geral da PMPA, Coronel José Dilson Melo de Souza Júnior.

IMG 025226072023000ax03Divulgação: PMPA

"O terreno onde está construído o 14º batalhão é um terreno disponível desde a criação da Vila do Conde / Vila dos Cabanos e nunca tinha sido doado para o Estado. Então, isso impedia que a PMPA pudesse realizar melhorias e benfeitorias no local. Diante disso, agradecemos a intervenção do prefeito do município de Barcarena, José Renato Ogawa Rodrigues e de outras lideranças empresariais de Barcarena que se movimentaram para que a gente pudesse ter a titulação do terreno, em nome do Estado, e poder realizar a ampliação e revitalização do local. O 14º Batalhão é um polo de formação de policiais, e visto que temos um concurso se aproximando, com quatro mil vagas, com toda certeza Barcarena será um dos pólos de formação. Sendo assim, esse é o momento de fazer as obras necessárias, formar muito bem essa nova turma, para que possam ser empregados nos eventos que estão se aproximando, dentre eles a COP 30, que ocorrerá em novembro de 2025 em nossa capital.", destacou o Comandante-Geral da PMPA, Coronel José Dilson Melo de Souza Júnior.

IMG 025226072023000ax04Divulgação: PMPA

IMG 025226072023000ax01Divulgação: PMPA

"Hoje é um importante dia para o município de Barcarena, pois será realizada a entrega, pela empresa Hydro, detentora do terreno onde se encontra o 14º Batalhão da Polícia Militar. Isso possibilitará ao Estado o domínio do prédio e do terreno e com isso, poderá fazer as melhorias necessárias, visando a segurança que é necessária para atender melhor a população e dar melhores condições de trabalho para os nossos policiais. Além disso, hoje, também será realizada a assinatura da ordem de serviço da Usina da Paz de Barcarena, um equipamento importante que vem dando resultados em todo o Estado do Pará, tendo sido fundamental na redução da criminalidade, tornando-se referência nacional na redução de crimes. E agora o município de Barcarena irá receber também a sua Usina, onde, brevemente, a população terá também esse equipamento formidável à disposição.”, ressaltou o Secretário de Segurança Pública do Estado do Pará, Ualame Fialho Machado.

WhatsApp Image 2023 07 25 at 18.38.09Divulgação: PMPA

“O 14º Batalhão tem mais de vinte anos, beirando os trinta anos e, até hoje, nós não tínhamos a propriedade do nosso terreno, o qual foi cedido por uma grande empresa do polo industrial na época. A PMPA tem se ajustado e adaptado a estrutura do CPR e, ainda, não tínhamos conseguido que o terreno pertencesse ao 14º BPM. Hoje, graças a Deus, vamos poder gerir, realizar ampliações e adequações à nossa atividade policial militar.”, salientou o Comandante do 14º BPM, Tenente-Coronel Maurício.

WhatsApp Image 2023 07 25 at 18.37.29Divulgação: PMPA