PM intensifica ostensividade em Salinópolis e previne crimes ambientais na praia do Atalaia

Veraneio SalinasFoto: Renata Costa - SD PM

O município de Salinópolis, no nordeste paraense, foi o município que mais recebeu reforço de homens e mulheres da Polícia Militar, durante o período de veraneio. Ao longo de todo o mês de julho, dezenas de militares que atuam na Região Metropolitana de Belém, reforçaram as ações ostensivas nas principais praias e pontos turísticos de Salinas, que é, habitualmente policiada por equipes do 44° Batalhão de Polícia Militar (44° BPM).

Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a Polícia Militar atuou de forma integrada com outros órgãos de segurança pública para garantir a preservação da ordem pública e a integridade de visitantes e moradores locais em diversas operações conjuntas.

Imagem do WhatsApp de 2023 07 30 às 12.20.47Foto: Renata Costa - SD PM

Na praia do Atalaia, principal destino dos banhistas no mês de julho, a Polícia Militar presta apoio aos agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) para coibir o crime de poluição sonora, por meio do uso de som automotivo acima do limite permitido em lei. E os frequentadores do espaço já percebem a diferença em relação aos anos anteriores.

Policiamento a pé na praia Foto: Moisés Baía - SD PM

Durante a fiscalização, os agentes do Detran, em parceria com as Polícias Civil e Militar, abordam os proprietários do som e esclarecem sobre as diretrizes da lei na tentativa de que cada um entenda o procedimento e colabore com a segurança, desligando imediatamente o equipamento.

PMPA e Ideflor-bio coíbem crimes ambientais

Já na área do Monumento Natural do Atalaia, a Polícia Militar, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), garantem a proibição de acesso de veículos, a partir do terceiro atalho da praia. Local em que ocorre a maior concentração de pontos de desova de tartarugas marinhas.

Veraneio Salinas 2Foto: Renata Costa - SD PM

A passagem de pedestres para as barracas que comercializam alimentos e bebidas na área permanece autorizada, assim como para quem utiliza o local para a prática do surf, kitesurf e parapente.

Dupla de Policiais na Orla Nova 1Foto: Moisés Baía - SD PM

"A Polícia Militar é nossa parceira na empreitada de preservação ambiental desta área e todas as vezes em que surgem pessoas que não aceitam ou que resistem às nossas orientações, a Polícia Militar está sempre presente para nos dar o suporte necessário", afirma o servidor Francisco Santos, gerente da Ideflor-bio no nordeste paraense.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.