PMPA realiza formatura de 461 militares no Curso de Adaptação à Graduação de Sargento

CGSImagens: Renata Costa - SD PM

A Polícia Militar do Pará, por meio do Departamento-Geral de Educação e Cultura (DGEC) realizou nesta sexta-feira (4), solenidade militar alusiva à formatura de 461 militares do Curso de Adaptação à Graduação de Sargento (CGS)/2023 - Turma I, em seis pólos do Estado.

As cerimônias foram realizadas simultaneamente em todos os seis pólos de formação no Estado: Belém, Mosqueiro, Castanhal, Capanema, Marabá e Santarém.

CGS 8Imagens: Renata Costa - SD PM

Em Belém, a solenidade foi realizada no pátio de formatura do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e presidida pelo Secretário de Segurança Pública, Ualame Machado. Autoridades civis e militares, também prestigiaram o evento, que foi promovido pelo Comandante-geral, Coronel Dilson Júnior, e teve forte presença de familiares dos 271 formandos locais.

"Nós iniciamos essa semana, aqui, neste mesmo lugar, apresentando à sociedade paraense mais de 9 milhões de reais em equipamentos, que foram entregues para a Polícia Militar e hoje, nós encerramos a semana com novos investimentos, dessa vez, na capacitação e valorização de 461 policiais militares. A PMPA está na situação de vanguarda em relação a outras polícias brasileiras", assegurou o Secretário Ualame Machado.

Investimentos

Iniciado no dia 08 de maio de 2023, com uma matriz curricular contendo 17 disciplinas, distribuídas em uma carga horária de 571 horas/aula, o CGS 2023 - Turma I, foi o primeiro realizado 100% na modalidade presencial.

CGS 7Imagens: Renata Costa - SD PM

"Após 13 semanas de dedicação exclusiva aos estudos e com curso 100% presencial, os formandos adquiriram conhecimentos em disciplinas como Operações em Áreas de Selva, Treinamento de Tiro, com a prática de tiro, enfim. Essa evolução no currículo do CGS vai propiciar melhoria na qualidade de formação desses militares que preencheram, agora, um dos principais requisitos para promoção à 2° sargento" frisou o Coronel Dilson Júnior.

WhatsApp Image 2023 08 04 at 23.45.13Imagens: Renata Costa - SD PM

"Assim como uma engrenagem, o aluno CGS formado no CFAP é o resultado de múltiplos esforços. Aqui o respeito e a dignidade perante os alunos são valores inquestionáveis para a boa convivência acadêmica e para que o processo de ensino tenha resultados satisfatórios. Nossa nobre turma do CGS foi acompanhada por nosso corpo docente com total profissionalismo, respeito e empenho", garantiu o Comandante do CFAP, Tenente-coronel Alan Raiol.

Pólos no interior do Estado

Além de Belém, Mosqueiro e Castanhal, situados na Região Metropolitana, o Curso de Adaptação à Graduação de Sargento também foi realizado nos municípios de Capanema (Nordeste), Santarém (Baixo Amazonas) e Marabá (Sudeste).

Em Marabá, a cerimônia de formatura ocorreu no auditório de uma faculdade particular no centro da cidade e, além do Comandante de Policiamento Regional II (CPR II), Coronel Davyd Sarah, também contou com a presença do Secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto.

"Aqui, em Marabá, 37 policiais militares concluíram, com êxito, o Curso de Adaptação à Graduação de Sargento e estão aptos a liderar Pelotões Destacados, e também a parte administrativa, aliada à técnica policial militar", avalia o Coronel Davyd Sarah.

CGS 4Imagens: Renata Costa - SD PM