19°BPM contribui para diminuição de crimes em Paragominas

Os índices de crimes no município de Paragominas, situado no sudeste do Estado, diminuíram consideravelmente no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2019 e a Polícia Militar, por meio do 19° Batalhão (19° BPM) teve participação fundamental para essa mudança que impactou a vida de mais de 113 mil pessoas - segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019.

De acordo com o levantamento realizado pela Seção de Inteligência, Estatística e Análise Criminal do Comando de Policiamento Regional VI (CPR VI), o 19° BPM, em conjunto com demais órgãos de fiscalização estaduais e municipais, conseguiram reduzir em 23% o índice de roubos e 17% o número de furtos em Paragominas. Além disso, o número de homicídios também reduziu em 8%.

Outro grave problema que sempre assolou os moradores de Paragominas, o roubo a veículos, foi onde a Unidade conseguiu apresentar o maior índice de redução. Foram registrados 27 casos dessa modalidade de crime no primeiro semestre deste ano contra 40 do mesmo período de 2019, o que representa uma queda percentual de 33%.

A redução do número de crimes no município pode estar ligada à intensificação das ações ostensivas e preventivas do 19° BPM que, além do policiamento ordinário, conta com o suporte de militares que atuam nas Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (Rocam) e do Grupamento Tático Operacional (GTO).

Além de reforçarem a prevenção, as tropas especializadas são acionadas para reforçarem as ações repressivas. Desde o dia 1° de janeiro até 30 de junho, Mais de 5 kilos de drogas foram apreendidas; 447 pessoas foram presas; 12 foragidos recapturados; 64 armas de fogo apreendidas e 59 veículos recuperados.

O comandante da unidade, tenente-coronel Dênis Gonçalves falou sobre as ações desenvolvidas pela PM em Paragominas. "Seguindo o protocolo de atuação do Comando da Corporação, intensificamos as ações ostensivas, por meio da operação Polícia Mais Forte, em três pontos estratégicos, que foram apontados pelo estudo da Mancha Criminal como os mais críticos: entrada e centro da cidade e bairro Morada do Sol, ", informou o oficial.

WhatsApp Image 2020 07 25 at 15.36.18Divulgação: PM

WhatsApp Image 2020 07 25 at 15.37.37Divulgação: PM