PM reforça a segurança em Salinas com foco no combate à Covid-19

O município de Salinópolis, um dos destinos mais procurados no mês de julho, tem contado com o reforço das ações da Polícia Militar. Por meio da Operaçao Verão 2020, a PM tem atuado de forma integrada com outras forças de segurança pública, garantido a tranquilidade dos banhistas, com foco nas medidas de combate à Covid-19.

Cerca de 120 policiais militares estão atuando diariamente, de forma preventiva e repressiva nos principais pontos de concentração de pessoas em Salinópolis, que são as dunas e as praias do Maçarico, Corvina, Atalaia e Farol velho.

Para garantir a segurança de milhares de pessoas, que vêm este período ao município banhado por águas salgadas, a PM está atuando nas modalidades de policiamento à pé, motorizado, montado e embarcado. As ações são realizadas com o suporte operacional de drones, viaturas, motocicleas, quadriciclos e esquadras da cavalaria.

A intensificação das ações da PM já trouxeram resultados positivos para a 1ª CIPM. "Desde o início do mês até agora nós tivemos apenas cinco ocorrências de roubo, comparado com uma média mensal de 40 registros desse tipo de crime. Este é um número baixíssimo", comentou o comandante da 1ª CIPM, major Adriano Raiol.

Prevenção

A PM está atuando com atenção no combate à Covid-19 no município de Salinópolis. Os agentes da corporação estão promovendo, em parceria com outros órgãos de segurança pública, ações de fiscalização nos principais pontos de aglomeração, com o objetivo de orientar os veranistas a cerca da importância das medidas de distanciamento social e o uso de máscaras de proteção

Na última sexta-feira (23), a PM realizou a doação de máscaras para os visitantes da Orla do Maçarico. "Algumas pessoas vêm até Salinas aproveitar o momento de lazer e acabam relaxando quanto à prevenção. Em razão disso, nós estamos realizando um trabalho de polícia de proximidade, doando as máscaras, conversando e conscientizando essa população", explicou o major Adriano Raiol.

Diariamente, as tropas da PM realizam também o fechamento da Praia do Farol, a partir das 17h. "Nós fechamos os acessos à praia neste horário, como uma medida de controle para impedir que as pessoas fiquem além do horário previsto na praia e se aglomerem", comentou o oficial.

Som automotivo

Um novo decreto publicado pela prefeitura de Salinópolis, na última quinta-feira (23), proibiu o uso do som automotivo em toda a cidade. A medida de segurança foi tomada para evitar a aglomerações de pessoas e conter o avanço da Covid-19.

Com relação às denúncias de perturbação do sossego, neste fim de semana e no próximo, a PM organizou um esquema de atuação mais rígida, a fim de inibir a conduta que tira a paz de muita gente através do som automotivo. "Para quem insistir nessa prática, nós vamos atuar de forma repressiva, em ação conjunta com o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa)" disse o major Adriano Raiol.

Além do efetivo da 1ª CIPM e do Grupamento Tático Operacional (GTO), dão apoio às ações da PM os militares que integram o Batalhão de Rondas Ostensivas Motorizadas (Rotam), Regimento de Polícia Montada (RPMont), Rondas com Apoio de Motocicletas (Rocam), Batalhão de Choque (BPchoque), Comando de Policiamento Ambiental (CPA) e Comando de Policiamento da Capital I e II.

WhatsApp Image 2020 07 25 at 15.24.05Amanda Menezes - SD PM

WhatsApp Image 2020 07 25 at 15.24.05 1Amanda Menezes - SD PM