Oficial da PM conclui curso de Polícia Comunitária no Japão

 IMG 3206Divulgação: PMPA

O Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Marcelo Ronald, recebeu na manhã desta quinta-feira (31), o 2º Tenente André Luiz Lobato Quaresma, o oficial da PM, que atua no 6º Batalhão da Polícia Militar (6 BPM), retornou recentemente de uma capacitação sobre a atuação da Polícia de aproximação, realizada no Japão.

O 1º Tenente Quaresma apresentou o projeto concluído durante a realização do curso, onde defendeu alguns aspectos de ações policiais implementadas no Japão e que poderiam ser adaptadas para a realidade do Estado. Além do Chefe do Estado-Maior Geral, também participaram do encontro o Tenente-Coronel Palheta, Chefe da Seção de Ensino do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC), a Tenente-Coronel Elanise Lisboa, Assistente do Chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), da Coordenadora de Planejamento da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), Marta Sales e do representante da Escola de Governança, Reinan Abreu.

 IMG 20230728 113724Divulgação: PMPA

O curso teve duração de 15 dias e foi realizado na cidade de Tóquio e em outras cidades da região metropolitana da capital japonesa. Os alunos participaram de palestras, apresentação de trabalhos e visitas técnicas que trataram sobre as organizações criminosas japonesas, sobre o funcionamento da Polícia do Japão a nível nacional e municipal, sobre o sistema educacional japonês e a realização de visita técnica à academia de Polícia de Tóquio.

Para o Tenente Quaresma a capacitação serve para que os alunos possam ter conhecimento das ações realizadas pela polícia japonesa e também das polícias dos vinte países representados no corpo de alunos. “Esse Curso é uma oportunidade de conhecer o funcionamento de modalidades de policiamento utilizado no Japão, como o Koban, que é um posto policial que oferece diversos serviços para a comunidade. Além disso, os representantes dos vinte países que enviaram representantes apresentaram boas práticas de segurança pública implementadas em seus países, o que representou um intercâmbio positivo para todos os envolvidos”, ressaltou o Oficial da PM.

 IMG 3144Divulgação: PMPA

A Coordenadora de Planejamento, responsável pela seleção dos servidores que participam do intercâmbio, ressalta a importância da participação de agentes públicos, “A Seplad tem selecionado servidores estaduais de diversas áreas como saúde, educação, planejamento e segurança, entre outros, para participar da capacitação no Japão. Além de capacitar nossos agentes, ainda temos o retorno em forma de projetos baseados em experiências que deram certo em outros países adaptados para a realidade do nosso estado, como é o caso, deste que foi apresentado na manhã de hoje pelo Tenente Quaresma”, explicou Marta Sales.

IMG 20230725 WA0490Divulgação: PMPA

“A importância do intercâmbio se dá em razão do conhecimento que vamos adquirir da realidade da atuação das Polícias em outros países, neste caso, do Japão que tradicionalmente apresenta boas práticas no que se refere a Polícia Comunitária. Em um momento em que a PM do Pará busca essa aproximação com a comunidade, essa expertise que o Japão possui pode nos mostrar o caminho mais curto para o êxito nessa missão”, por isso mandamos um policial militar para se inteirar desse conhecimento, de novas metodologias e disseminar tudo que foi aprendido para a tropa”, finalizou o Coronel Marcelo Ronald.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.