Ações da PM contribuem para redução de 14,73% do CVLI no Estado

MINIATURA 7CVLIFoto: ASCOM - PM

No último mês de agosto, o Pará reduziu em 14,73% o índice dos crimes violentos letais intencionais (CVLI), alcançando o menor valor na série histórica dos últimos 13 anos.

Nos últimos cinco anos a Polícia Militar reforçou as ações de policiamento preventivo e ostensivos em todas as regiões do Estado. Para isso, a instituição recebeu um grande investimento do Governo em novos equipamentos, armamentos, veículos, reforma e construção de novas unidades administrativas e operacionais e, principalmente, na valorização e capacitação de seus agentes.

Com essa reestruturação a PM, por meio de seu Departamento Geral de Operações (DGO), pode coordenar diversas ações de combate à criminalidade sejam realizadas pelas unidades ou de forma conjunta com outras instituições responsáveis pela segurança pública.

Entre as principais operações podemos citar a Operação Polícia Mais Forte, ela iniciou no dia 12 de janeiro de 2019, sendo realizada através do Ponto Base Estratégico (PBE), com o emprego dos policiais militares no serviço extraordinário no horário de maior incidência criminal (17h00 às 23h00) e em locais estratégicos. Iniciou em Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides com 71 viaturas e hoje foi estendida para 72 municípios e 235 viaturas.

Outra ação que apresentou bons resultados foi a Operação Fechando o Cerco, durante as festas do final do ano de 2022, nos dias 15 e 16 de dezembro, foi realizada, às 17h00, a maior operação em termos de quantidade de meios de policiamento empregados desencadeada simultaneamente em todo o Estado para o atendimento de denúncias, buscando o cumprimento dos mandados de prisões, as recapturas de foragidos e, consequentemente, aumentar a eficácia do esforço policial no território paraense.

Na região Metropolitana de Belém é realizada a Operação Contraturno nos períodos de menor movimento nas ruas e recebeu o nome por ocorrer de segunda a sexta-feira, das 05h00 às 11h00, horário em que a população geralmente está em deslocamento para os afazeres diários. A estratégia acontece por meio de PBE’s em locais onde as manchas criminais apontam maior necessidade de policiamento. Na mesma região ocorre a Operação Madrugada da Paz, durante o período de descanso noturno das 23h00 às 02h00, nas principais vias de acesso da Capital e Região Metropolitana de Belém.

Criada no início do ano, a Operação Curupira tem a missão de garantir o cumprimento do Decreto Estadual que estabelece estado de emergência ambiental em 15 municípios paraenses, ela possibilitou uma maior presença dos órgãos do Estado (SEMAS, PMPA, PC, CBM, CPC Renato Chaves). Com a Operação Curupira, inicianda em 13 FEV 2023 sem data de término, buscou-se aumentar as ações de combate ao desmatamento ilegal, extração indevida de minério, incêndios florestais, entre outros crimes ambientais praticados em solo paraense.

Resultados

Em recente pesquisa realizada pelo instituto "MySide", com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde, Belém é apontada como uma das sete cidades mais seguras do Brasil, foi realizada com base na coleta de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde.

Além disso, o Estado acaba de registrar o mês de agosto com a maior redução nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), desde o início da série histórica em 2010, representando uma redução de 14,7% em relação ao ano passado.

“Desde 2010 o Estado do Pará está registrando a diminuição contínua nos índices de CVLI, a PM, junto com outros órgãos, tem desempenhado um papel muito importante, e essa redução é demonstrada pelas recentes pesquisas divulgadas a nível nacional. A PM vai continuar realizando atividades operacionais para que todo o investimento feito na nossa corporação retorne para a população paraense na forma de serviços de qualidade”, ressaltou o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior.

 

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.