Forças de Segurança Pública apreendem cerca de uma tonelada de drogas, no Marajó

17103 7186625c 87d0 4832 5a73 a5fe6dc1d7e8Foto: Rodrigo Pinheiro/Agência Pará

Aproximadamente uma tonelada de drogas, avaliada em cerca de 51 milhões de reais, foi apreendida no final da tarde de sábado (2), em uma embarcação que trafegava no Rio Aturiá, em Breves, no arquipélago do Marajó. A ação foi realizada de forma integrada por agentes de segurança da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Grupamento Fluvial de Segurança Pública, Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros Militar, que atuam na Base Fluvial Antônio Lemos, instalada às margens direita do Rio Tajapuru. 

A operação teve início no momento que uma lancha rápida com dois motores de 200HP de potência, com quatro pessoas a bordo, circulava em torno da base fluvial. Ao ser avistada no radar pela equipe de observação, foi emitida uma ordem de parada, mas os homens fugiram em alta velocidade. Logo em seguida, uma equipe policial seguiu em incursão fluvial, em uma embarcação blindada.

Diante da presença da equipe policial também no rio, os suspeitos iniciaram uma série de disparos contra os agentes de segurança, encostaram às margens de uma mata e fugiram por terra, abandonando a embarcação que transportava cerca de uma tonelada de entorpecentes, do tipo supermaconha (Skank). 

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, a apreensão reflete a atuação integrada das forças de segurança estaduais, e principalmente, a estratégia utilizada para coibir o tráfico nas principais rotas, a exemplo da região do Marajó. 

“O Sistema de Segurança tem atuado muito fortemente nas apreensões de drogas, principalmente em regiões estratégicas, que possibilitam maior monitoramento, a exemplo das rotas fluviais, com a da Base Fluvial Antônio Lemos, que vem realizando apreensões continuamente, sendo a décima somente esse ano. Conseguimos, mais uma vez, ter êxito em uma grande apreensão, com cerca de uma tonelada de drogas apreendidas, e isso demonstra a integração das forças, a inteligência e prontidão da equipe que está atuando naquela região, facilitando essa interceptação ainda durante o transporte dos ilícitos”, informa o titular da Segup.

Investigações - Ainda de acordo com a equipe policial, foram apreendidos aproximadamente 850 tabletes de skank, com peso equivalente a cerca de 1 tonelada. Segundo as informações preliminares, a carga ilícita interceptada no interior da embarcação possivelmente estava sendo trazida da Colômbia, entretanto, somente as investigações irão apontar a rota da droga.

Todo o entorpecente, assim como a lancha utilizada pelos traficantes, foram apreendidos e levados para a base fluvial ainda no final do sábado (02) para os primeiros procedimentos cabíveis e início da instauração do processo investigativo.

17103 dc5f62e7 b48d 1cd0 484a 884cfeb8415fFoto: Rodrigo Pinheiro/Agência Pará

Segundo o secretário adjunto operacional da Segup, Luciano de Oliveira, a posição estratégica da base no Rio Tajapuru, que é um ponto de passagem quase que obrigatória de todas as embarcações que vêm da região do Amazonas para acessar a região metropolitana de Belém, tem sido essencial para o êxito nas apreensões. 

“Essa posição geográfica da base privilegia a detecção de embarcações suspeitas e essa rota que é usada para o tráfico e sempre foi usada historicamente para o tráfico. Portanto, a atuação da base, que é integrada com vários agentes de segurança pública de todas as forças do sistema, com o uso de equipamentos especiais, o uso de uma lancha blindada que protege os agentes de segurança, é potente, capaz de fazer frente a uma embarcação que era usada pelos criminosos", afirmou Luciano de Oliveira.

Reforço especializado - Na manhã deste domingo (3), equipes do Batalhão de Operações de Especiais, através do Grupo Especializado de Patrulha em Áreas Rurais da PMPA, Divisão de Narcóticos da PCPA e Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) da Segup foram deslocados para a região, visando reforçar a equipe policial que já está atuando, a segurança dos moradores que residem na área e auxiliar nas diligências para localizar os investigados, que fugiram para a mata. As buscas seguem para localizar os homens que faziam o transporte do material ilícito.

17103 4176ed03 1e30 4a65 3121 1e6adb1823d5Foto: Rodrigo Pinheiro/Agência Pará

À tarde, a droga apreendida foi conduzida para Belém por meio do Graesp, e recebida pela Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil, que fará o auto de apreensão, encaminhamento para a perícia e após autorização judicial, irá incinerar o entorpecente, como pontua o titular da Denarc, delegado Fausto Bulcão. 

17103 49235283 f295 e78f e8c1 1b3332f2c6c5Foto: Rodrigo Pinheiro/Agência Pará

Apreensões de entorpecentes em 2023 - Somente na área do Marajó Ocidental, essa é a nona apreensão de drogas de 2023, sendo a segunda maior do ano em todo o estado ao totalizar uma tonelada. A primeira maior foi realizada no mês de janeiro desse ano pela Polícia Civil, ao apreender 1,5 toneladas no Rio Amazonas, em Óbidos. 

Em todo o estado, as apreensões realizadas pelas forças de segurança de forma individual ou integrada, já ultrapassam seis toneladas de janeiro a agosto de 2023.

17103 a261dc0d fe7c 3420 c2bd 992db4d66001Foto: Rodrigo Almeida/Agência Pará

Ampliação na segurança fluvial - O fortalecimento nas ações de segurança fluvial com a aquisição de mais de 80 lanchas, sendo 3 blindadas, além da implantação da primeira base fluvial integrada do estado, estão garantindo os bons resultados. 

O secretário Ualame Machado acrescentou que “para fortalecer ainda mais esse monitoramento nas rotas fluviais, uma nova base fluvial já está em início de construção. Ela ficará em Óbidos, no rio Amazonas, também estratégica para o combate ao tráfico de drogas oriundo dos países produtores, como Colômbia e estados vizinhos, como Amazonas”, finalizou.

17103 eb87fd82 9175 cdd9 e6e0 23c29b19baabFoto: Rodrigo Almeida/Agência Pará

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.