PM realiza aula inaugural de especialização em policiamento turístico

IMG 5353Foto: Sarah Barbosa - ASCOM PM

Objetivando a continuidade do processo de capacitação do efetivo, considerando a atuação nas diversas áreas e modalidades de policiamento, a Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e do Batalhão de Polícia Turística (BPTur), realizou, na manhã desta terça-feira (12), a solenidade militar alusiva ao início do I Curso de Ações em Policiamento Turísticos (I CAPTUR). O evento foi realizado no auditório da sede do Quartel do Comando Geral (QCG), em Belém.

IMG 5361Foto: Sarah Barbosa - ASCOM PM

20 alunos oriundos do Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comandos de Policiamento da Capital I e II (CPC I e CPC II), Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), Comando de Missões Especiais (CME), Comando de Policiamento Regional I (CPR I), Comando de Policiamento Regional XI (CPR XI) e da Guarda Municipal de Belém (GMB), participaram da aula inaugural, ministrada em forma de palestra pelo titular da Secretaria de Estado de Turismo, José Eduardo Pereira da Costa, com o tema, Número de Turista, Gasto Presumido e Geração de Emprego e Renda.

IMG 5447Foto: Sarah Barbosa - ASCOM PM

O curso tem como público alvo, no âmbito da Corporação, policiais militares na graduação de 3º Sargento, Cabos e Soldados, e objetiva capacitar quanto à doutrina de policiamento turístico, realizada por meio do policiamento ostensivo direcionado, alinhando os procedimentos operacionais padronizados adotados pela PM. Para isso, o curso contará com uma carga horária de 230 h/a entre curso, estágio operacional e viagem de estudo, totalizando 30 (trinta) dias letivos.

IMG 5403Foto: Sarah Barbosa - ASCOM PM

A solenidade foi presidida pelo Chefe do Estado Maior Geral, Coronel Ronald, e contou com a presença do Chefe do Departamento Geral de Administração, Coronel Magela, do Comandante de Policiamento Especializado, Coronel Firmino e outros Oficiais Praças, além da Major PM Janete, Comandante do BPTur e anfitriã do evento, a qual explanou sobre os desafios de organizar um curso operacional na PM. “A realização de um curso dessa magnitude requer a união de todos, desde a coordenação até os setores responsáveis por toda logística para que ao final do processo a nossa tropa esteja capacitada para atuar, seja no policiamento ordinário ou em missões específicas, com é o caso da atuação do BPTur".

IMG 5471Foto: Sarah Barbosa - ASCOM PM

“Nos últimos anos a PM, com apoio do Governo do Estado, tem realizado diversas capacitações com objetivo de preparar os nossos agentes para atuar nas diversas modalidades de policiamento. No caso do I CAPTUR, a PM está especializando o atendimento, como tem ocorrido em diversas áreas com os investimentos realizados pelo governo, como na segurança pública, ambiental, entre outras. Esse curso vai ser muito importante, pois vai preparar os nossos policiais para compreender as especificidades do setor turístico, que será muito impactado pelos eventos que serão realizados na nossa região”, finalizou o Coronel Ronald.