Proerd comemora aniversário de 20 anos

IMG 20230918 WA0010Foto: Jorge Dias - CB PM

Ocorreu, na manhã desta segunda-feira (18), a solenidade em comemoração aos 20 anos do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O evento, realizado no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), faz parte da programação planejada para celebrar o aniversário do Proerd e foi transmitido ao vivo pela internet.

Presidiu a cerimônia o Comandante-Geral da PM, coronel Dilson Júnior, acompanhado do chefe do Estado Maior Geral, coronel Ronald, além de outros oficiais e praças da PM, dos quais muitos são instrutores do Proerd e autoridades civis.

IMG 20230918 WA0024Foto: Leonardo Gonçalves - VC PM

Segundo o coronel Dilson Júnior, essa comemoração reflete os resultados recentes, com a capacitação de 10.259 alunos no 1º semestre de 2023, e também a evolução do Programa que, ao longo dos últimos 20 anos, formou mais de 400 mil crianças e adolescentes, gerando um impacto positivo na vida delas e na sociedade paraense. “Parabéns a todos que fazem o Proerd. Sabemos que o desafio é imenso, mas a gente vai continuar levando o Programa para cada vez mais municípios no Estado para que mais crianças, jovens e adolescentes possam obter esse conhecimento, ficarem bem distantes das drogas, do crime, da violência e que com isso a gente possa, num futuro bem próximo, ter uma sociedade livre das drogas”, disse o Comandante-Geral.

IMG 20230918 WA0020Foto: Jorge Dias - CB PM

Também parabenizou a execução do Proerd o secretário de Justiça do Estado, Evandro Garla. “É de extrema alegria e de agradecer muito a atenção, cooperação e a sensibilidade de todo o comando da Polícia Militar neste trabalho. Isso demonstra o engajamento e o principal, que a política de prevenção primária chegou até a ponta”, afirmou.

De acordo com a tenente-coronel Lindiany, chefe do Centro de Capacitação em Prevenção (CCP), da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), os investimentos feitos no Proerd e a capacitação de mais de 400 policiais instrutores ao longo dos anos mostram a preocupação da PM e do Governo do Estado com a questão da prevenção nas escolas, auxiliando na formação de cidadãos. “Isso vem trazendo adultos que, lá na infância, tomaram decisões positivas, adultos que procuram estar voltados aos seus empregos, suas famílias. Percebemos que os delitos em relação à juventude têm diminuído dentro das escolas, o que, consequentemente, traz consequências positivas para o futuro, tanto para Polícia Militar, quanto para a pessoa e para a sociedade”, afirmou a oficial.

IMG 20230918 WA0023Foto: Jorge Dias - CB PM

A chefe do CCP também apresentou a mudança na faixa etária das instruções, que originalmente era voltada para estudantes do 5º e 7º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas, deixando uma lacuna entre a PM e os adolescentes. “Tem uma novidade agora, que é o Ensino Médio. Nós formamos um mentor lá no Rio Grande do Sul, na Brigada Militar, que trouxe esse novo currículo para que a gente possa capacitar o nosso efetivo”, explicou. A atualização já está sendo implantada no município de Castanhal, para 400 alunos de duas escolas públicas.

Para o sargento Leão, militar do 10º Batalhão (10º BPM) que atua há 4 anos como instrutor do Proerd, realizar as atividades do Programa e auxiliar no desenvolvimento dos estudantes é um privilégio. “Tenho gratidão pela oportunidade. É um universo diferente, um ambiente educacional em que há quebra de paradigmas, tanto para o policial quanto para as crianças. Esse Programa contribui para uma comunidade mais forte, mais resistente, fomentando uma cultura de paz. Os sentimentos que cultivamos são múltiplos, mas o amor nos move para fazer esse trabalho que é tão importante para a comunidade”, disse o instrutor.

IMG 20230918 WA0032Foto: Jorge Dias - CB PM

Sobre o Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é baseado no “Drug Abuse Resistance Education” (D.A.R.E.), criado nos Estados Unidos na década de 80. Foi implementado no Pará em 2003, no município de Barcarena, e expandido para as cidades de Conceição do Araguaia e Augusto Corrêa. Em 2011, o Proerd foi institucionalizado através da portaria Nº 0315-2011, publicada no BG N° 078, de 26 de Abril de 2011, tornando-o, assim, atividade-fim da Corporação.

Nestes 20 anos, foram realizadas 17 edições do curso de formação de instrutores do Proerd, que capacitaram 439 policiais militares. Além disso, em 2023 a PM realizou a 1ª turma para pessoas com deficiência, que atendeu estudantes com transtorno do espectro autista (TEA), síndrome de Down, síndrome de Williams, entre outros.

O Programa funciona através de instruções e atividades ministradas pelos policiais nas escolas, voltadas para o desenvolvimento de habilidades básicas necessárias para que os alunos consigam fazer escolhas seguras e responsáveis.

Para comemorar os 20 anos do Proerd, foi montada uma programação de dois dias, com diversas atividades:

SEGUNDA-FEIRA - 18/09/2023

09h às 10h - Abertura do Evento

10h às 12h - Palestra: “Política Pública de Prevenção ao uso de drogas do Estado do Pará” - Palestrante: Secretário de Estado de Justiça Evandro Garla

14h30 às 15h30 - Palestra: “O Proerd no Estado do Pará” - Palestrante: Tenente Coronel Lindiany

15h40 às 17h - Palestra: “Diagnóstico da Violência nas Escolas Públicas do Pará” - Palestrantes: Membros da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC).

TERÇA-FEIRA - 19/09/2023

09h às 10h - Palestra: “Métodos Lúdicos de Ensino e Aprendizagem” - Palestrantes: Equipe do Centro de Capacitação em Prevenção (CCP).